Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). (Mateus 1.23)
Emanuel, Deus conosco, presença constante em nós e entre nós. Essa é a promessa do Natal, Deus encarnado em Cristo Jesus, vivendo a vida que nós vivemos, sofrendo as dores dos mortais, provando as limitações e angústias humanas, experimentando o abandono, a traição, a injustiça, a negação, a rejeição. Emanuel é Deus em Cristo nos mostrando o caminho para vencer o mundo, a verdade para resistir à mentira e à falsidade e a vida para provarmos a abundância da verdadeira humanidade.
A vinda e a ascensão de Cristo acontecem com a mesma promessa: “Deus conosco” e “eis que estou convosco até a consumação dos séculos”. Deus em Cristo não é mais apenas uma memória do passado, uma ideia teológica ou uma esperança futura; é Deus presente todos os dias, é Deus conosco, que nos convida para a comunhão e transformação em Cristo.
Como a promessa da presença de Deus em Cristo pode ser experimentada por você todos os dias? Ore por aqueles que ainda dependem de alguma sensação especial para reconhecer a presença do Senhor. Ore a Deus para que aprendam a confiar em suas promessas.
“Senhor Deus, peço-te: Sê comigo em todas as situações. Nada poderá prejudicar aquele a quem tu auxilias. Eu quero silenciar, quero aguardar, paciente, na certeza de que tu me socorrerás. Tu conheces o tempo e a modalidade da minha redenção. A ti quero entregar-me” (Tomás de Kempis, 1380–1471).
>> Retirado de Refeições Diárias – Celebrando a Reconciliação. Editora Ultimato.
Ouça as nossas devocionais pelo Spotify!