Podemos pôr Deus à prova? 

domingo
domingo

Salmos 19.1-4

Deus existe. Em seu caráter, Deus é semelhante a Cristo e que esta é a mais sublime e mais nobre – e, para mim, a definitiva – concepção de Deus. Se não consigo pensar em Deus nesses termos, não consigo pensar em Deus em nenhum outro. Se Deus não é semelhante a Cristo, então não estou interessado. É isso – ou nada. Posso provar isso a você? Não! Mas, melhor ainda, isso pode se provar a você. Ao seguir estas páginas dia após dia, você chegará, acredito, não a uma fé que você possuirá, mas a uma fé que irá possuí-lo. Será uma fé que possuirá não somente sua mente, mas também sua emoção e sua vontade. Ela possuirá todo o seu ser. Pois isso não é apenas uma busca intelectual, emocional ou volitiva; é uma busca de vida. A pessoa como um todo está envolvida nela – você e todos os seus relacionamentos.

O homem que quer essa verdade provada é como aquele que fica de costas para o pôr do sol. Descrevo sua impressionante beleza. Ele diz: “Eu não acredito nisso. Prove para mim”. Respondo: “Eu não posso provar isso a você. Mas vire-se e olhe; ele se provará a você”. Ele responde: “Não. Prove para mim”. Ele está sendo justo? Seguro uma rosa e descrevo a doçura de sua fragrância. Ele tapa o nariz e diz: “Eu não acredito nisso. Prove para mim”. “Não posso”, respondo, “mas aproxime o nariz, e ela se provará a você”. Ele responde: “Não. Prove para mim”. Ele está sendo justo? Ele é injusto tanto com o pôr do sol quanto com a rosa – e consigo mesmo.

Você será justo com Deus, com a vida e consigo mesmo nesta busca, não será? Você derrubará todas as suas barreiras de preconceito, de autodefesa, de medo, e fará disso uma aventura de vida, uma busca de vida. Você encontrará Deus, a vida, a si mesmo. Você colocará os pés no Caminho. E no momento em que fizer isso, algo dentro de você sussurrará: “É isso. Você chegou lá, finalmente”. E o sussurro será mais certo que a própria certeza, mais real que a própria realidade. Pois não será uma simples certeza ou realidade; será profundamente acolhedor, delicado e gratificante. Satisfará a mente, apelará à emoção e empenhará a vontade. Terá você.

Meu Deus – pois começo a ver-te assim –, preciso que, ao partir, me tomes pela mão, pois serei arrastado em muitas direções ao romper com o velho e começar com o novo. Começo ávido, mas não convicto. Ajuda-me. Amém. 

Afirmação do dia: Não posso provar Deus. Vou deixar que Deus se prove a mim. Minhas barreiras caíram. 

 

>> Retirado de O Caminho [Stanley Jones]. Editora Ultimato.

Ouça as nossas devocionais pelo Spotify!

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário