Evangelismo

sábado
sábado

E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos. (Atos 2.47)

Vimos até aqui o aprendizado, a comunhão e a adoração na igreja primitiva, as três atividades a que eles se dedicavam, de acordo com Lucas. No entanto, todas se referem ao aspecto interior da vida da igreja, e não nos dizem nada sobre sua atuação no mundo.

Isso demonstra o grande perigo da pregação textual, isto é, isolando o texto de seu contexto. Atos 2.42 é um texto muito popular entre pregadores. Milhões de sermões já foram pregados sobre esse texto, como se ele fornecesse um relato considerável da igreja. Porém, quando citado isoladamente, ele nos dá uma imagem desastrosamente desequilibrada da igreja. O versículo 42 dá a impressão que a igreja primitiva estava interessada somente em estudar aos pés dos apóstolos, cuidar dos seus membros e adorar a Deus. Em outras palavras, ela estaria vivendo em um gueto, preocupada com seus problemas domésticos e ignorando a difícil condição dos solitários e perdidos lá fora.

Mas esse não era o caso. Os primeiros cristãos também estavam comprome­tidos com missões. No entanto, é só a partir do versículo 47 que percebemos isso. Ele corrige o aparente desequilíbrio do versículo 42, pois apresenta três lições relacionadas ao evangelismo da igreja primitiva. A primeira é que o próprio Senhor Jesus estava envolvido na prática do evangelismo. “E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”. É claro que ele agia através da pregação dos apóstolos, do testemunho diário dos mem­bros da igreja, e da comunhão amorosa. Mas certamente ele estava agindo. Só Jesus pode abrir os olhos dos cegos, destapar o ouvido dos surdos e dar vida aos mortos, e assim acrescentar pessoas à igreja.

A segunda lição é que Jesus acrescentava “os que iam sendo salvos”. Ele não acrescentava pessoas à igreja sem salvá-las, nem as salvava sem acrescentá-las à igreja. A salvação e a filiação à igreja ainda andam juntas.

A terceira é que ele fazia as duas coisas diariamente. Para aqueles primeiros cristãos o evangelismo não era uma atividade ocasional. Dia após dia novas pessoas eram acrescentadas à igreja. Precisamos recuperar essa visão hoje.

Para saber mais: Tessalonicenses 1.1-10

 

>> Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

Ouça as nossas devocionais pelo Spotify!

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário