A salvação só pode ser conseguida por meio dele. (4.12)
Não adianta correr para lá e para cá, bater nesta ou naquela porta, escolher entre os muitos deuses um capaz de salvar, viajar pelo mundo inteiro para localizar esse salvador. Além de ser cansativo, demorado e complexo, esse esforço é inútil, porque a salvação só pode ser conseguida por meio de Jesus, pois “não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha […] dado, por meio do qual possamos ser salvos” (4.12).
Graças a Deus pela convicção de Pedro. Ele está absolutamente certo. Jesus mesmo havia dito: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim” (Jo 14.6). As religiões da época e até mesmo os mestres de Israel pregavam a salvação por meio das obras, o que não resolve o problema do pecado e da culpa. Paulo, mais tarde, seria tão categórico quanto Pedro: “Gratuitamente fostes salvos pela fé, não por mérito vosso, mas por dom de Deus; não pelas obras, para que ninguém se orgulhe” (Ef 2.8-9, BP).
José foi orientado a pôr no menino que Maria estava esperando o nome de Jesus, que quer dizer “o Senhor salva”, “pois ele salvará o seu povo dos pecados dele” (Mt 1. ). Antes de a criança nascer, Zacarias, cheio do Espírito Santo, anunciou: “[Deus] enviou para nós um poderoso Salvador, aquele que é descendente do seu servo Davi” (Lc 1.69). E quando Jesus foi apresentado no templo, Simeão pegou o menino no colo e exclamou: “Agora, Senhor, […] já podes deixar este teu servo partir em paz. Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos” (Lc 2.29-31).
>> Retirado de Refeições Diárias – no partir do pão e na oração [Elben César]. Editora Ultimato.
Ouça as nossas devocionais pelo Spotify!