Como nunca se cansar

domingo
domingo

Mateus 11.28-30; 2 Coríntios 4.7-11

Temos considerado o fato de que o Caminho é o caminho para encarar “qualquer coisa”. Essa “qualquer coisa” inclui o cansaço físico e o mental? O Caminho é o caminho para nunca se cansar?

É interessante e importante perceber que muitas pessoas não associam sua religião ao corpo e à mente. Sua religião não transmite aos nervos o poder renovador de Deus. Essas pessoas esperam descansar no céu, mas aqui precisam suportar o cansaço e a exaustão. “Venham a mim […] e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28) é interpretado apenas como descanso espiritual. Sua fé é compartimentada e entulhada. Ela deveria contribuir para a vida como um todo de um modo total; em vez disso, contribui para parte da vida de maneira parcial. “O corpo […] [é] para o Senhor, e o Senhor para o corpo” (1Co 6.13). O Senhor e o corpo têm afinidades? Um corpo inadequado está fora de sintonia com o Senhor?

“Como nunca se cansar”, claro, precisa de definição. Há um cansaço saudável e bom que resulta de um esforço físico intenso. “Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço” (Jo 4.6). Há o cansaço que vem da doença física. Há o cansaço que vem da velhice. Além desses três casos, é possível nunca se cansar.

Em relação ao primeiro caso – o cansaço físico por causa do trabalho físico intenso –, ele pode ser remediado e equilibrado rapidamente. Marie Beynon Ray diz: “Esse tipo de fadiga não pode se acumular. Não pode haver dívida de fadiga. A energia perdida durante o dia é compensada por uma noite de sono. Não pode ser levada para a próxima semana ou para o dia seguinte, não com alimentação e descanso adequados. Um homem pode até morrer por excesso de trabalho físico, mas, se morrer, estará ali, no trabalho, com o martelo levantado para o próximo golpe”.* Descobri, por experiência própria, que posso ir para a cama depois de ter ministrado de três a cinco palestras por dia e acordar no dia seguinte revigorado e disposto. E posso fazer isso por anos. Uma boa noite de descanso equilibra o organismo e elimina as toxinas da fadiga. Dez minutos de exercícios vigorosos antes de dormir me relaxam e fazem o sangue fluir pelo meu corpo. Normalmente durmo de uma vez e acordo descansado. Aprendi a deixar Deus participar dos processos do meu corpo.

Ó Cristo, agradeço-te por tua energia ilimitada. As pessoas aglomeravam-se ao teu redor dia e noite e, ainda assim, não te esgotavam. Dá-me o teu segredo; ajuda-me a aproveitar os recursos que usaste. Amém. 

Afirmação do dia: “[É ele] que enche de bens a sua existência, de modo que a sua juventude se renova como a águia” (Sl 103.5).

* RAY, Marie Beynon. How never to be tired. Indianápolis; NY: Bobbs-Merrill Co., 1944.

 

>> Retirado de O Caminho [Stanley Jones]. Editora Ultimato.

Ouça as nossas devocionais pelo Spotify!

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário