Enquanto Samuel crescia, o Senhor estava com ele, e fazia com que todas as suas palavras se cumprissem. (1 Samuel 3.19)
Samuel foi o último e, indubitavelmente, o maior de todos os juízes. Dedicado ao Senhor por seus pais antes de seu nascimento, ele foi levado a Siloé, onde permaneceu sob a tutela do sumo sacerdote Eli. Ainda jovem, lemos que “todo o Israel, desde Dã até Berseba, reconhecia que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor” (3.20). Como juiz, todos os anos ele percorria as cidades da região (7.15-17), e às vezes atuava também como sacerdote, acumulando assim as funções de profeta, sacerdote e juiz.
Quando Samuel envelheceu, ele designou seus filhos como juízes. Porém, eles não trilharam os caminhos de seu pai, mas “se tornaram gananciosos, aceitavam suborno e pervertiam a justiça” (8.3). Assim, os líderes de Israel exigiram que Samuel indicasse um rei para governá-los. Isso significa que os israelitas rejeitaram Deus como seu rei, pois desde o começo (cerca de 250 anos antes), Israel era uma teocracia (uma nação governada por Deus). Samuel protestou diante de tal exigência, advertindo-os que seriam oprimidos pelos seus futuros reis. O povo, no entanto, recusou-se a dar ouvidos ao que ele dizia e respondeu: “Não! Queremos ter um rei. Seremos como todas as outras nações” (v. 19-20). Assim, por duas vezes Israel exigiu um rei, e por duas vezes usou o mesmo argumento: o povo queria ser “como todas as outras nações”. O Senhor então disse a Samuel que concordasse com o pedido.
Porém, as consequências foram trágicas. Afinal, Deus havia escolhido Israel dentre todas as nações precisamente para torná-la uma nação santa, um povo de propriedade exclusiva de Deus, diferente de todos os outros povos. Atualmente, o povo de Deus enfrenta esse mesmo dilema. Não podemos nos conformar com este mundo. Ao contrário, devemos ser radicalmente contra os padrões deste mundo.
Para saber mais: 1 Samuel 12.1-4
>> Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.
Ouça as nossas devocionais pelo Spotify!