O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos. (Provérbios 17.22)
A alegria é essencial ao nosso bem-estar. Com o consumo, a sociedade dá uma alegria superficial. Mas a verdadeira alegria não pode ser comprada.
Deus dá uma alegria como estilo de vida, fruto do Espírito, de fonte inesgotável em nós, a alegria que não depende das circunstâncias.
Há alegria no dia a dia pela saúde, natureza, encontros. Somos gratos pela vida, por nossa história, pois somos fruto da longa corrente de amantes que sustentaram a vida a cada geração. Não apenas a vida, mas o evangelho nos alcançou graças à fidelidade de testemunhos de geração a geração. Há alegria de dias especiais: formatura, casamento, nascimento de um filho, conquista do emprego…
Imaginamos um Deus sério, sisudo. Mas Cristo mostrou que a alegria é prioridade na agenda de milagres. O primeiro sinal realizado por Jesus na Galileia foi fazer da água vinho, para tornar a tristeza em alegria. Diz-nos que, se recebermos Jesus na nossa casa, para a festa da nossa vida, não significa que não iremos sofrer. Somos humanos, erramos e sofremos também pelas ações de outros. Mas há uma alegria existencial por saber que Deus nos ama e que nada pode nos separa do seu amor.
Primeiro, temos de identificar tudo o que rouba nossa alegria: relacionamentos adoecidos, marcados pela agressão ou indiferença, crítica, desânimo, inveja. Quem não é alegre não se alegra com a alegria do outro. Quem quer fugir da tristeza acaba se privando da alegria.
Alegria é saber que o sofrimento é breve e circunstancial, mas a alegria é eterna. Nossa alegria pode ser completa, não porque não haja tristeza na nossa vida, mas porque sempre há consolação. Ser consolado é transcender a dor. O evangelho não é uma mensagem de conformação com a dor, mas de consolação na dor.
A alegria gera gratidão e generosidade: vontade de dar e ver outros felizes. Uma das coisas maravilhosas da alegria é que quanto mais damos, mais temos. Senhor, obrigada por seres a fonte inesgotável de alegria.
>> Conheça o lançamento Práticas Devocionais – Estudos bíblicos, disponível em e-book nas melhores livrarias virtuais.
>> Retirado de Refeições Diárias – Celebrando a Reconciliação. Editora Ultimato.
Ouça as nossas devocionais pelo Spotify!