Um Apelo Aos Pastores

domingo
domingo

Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados […]. Não façam por ganância, mas com o desejo de servir.  (1 Pedro 5.2)

Pastoreio como metáfora para liderança é uma expressão recorrente nas Escrituras. Javé é o pastor de Israel. Líderes políticos também receberam esse mesmo título, mas foram rejeitados porque permitiram que suas ovelhas se dispersassem (Ez 34). Jesus tomou sobre si a função de Bom Pastor, aquele que conhece, conduz, chama, ama, alimenta suas ovelhas e dá a vida por elas.

O fato que Pedro fez seu apelo aos líderes da igreja como “pastores do rebanho de Deus” é comovente, pois esse era o seu ministério (“cuide das minhas ovelhas” [Jo 21.18]) quando o Senhor o chamou pela segunda vez, à beira do mar da Galileia. É bem provável que Pedro estivesse se lembrando desse episódio quando fez o apelo para que os líderes da igreja pastoreassem o rebanho de Deus. Seu apelo inclui três antíteses.  Primeiro, os pastores devem ter um espírito voluntário. Devem servir “não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer” (1Pe 5.2). A simples ideia de servir a Deus por obrigação é grotesca.

Segundo, a motivação deles deve ser livre de qualquer interesse. “Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir” (v. 2). No entanto, ao longo da história, homens maus tentaram ganhar dinheiro com o ministério. No mundo antigo, muitos charlatões ganhavam a vida se fazendo passar por mestres itinerantes. Paulo, entretanto, abriu mão de seu direito de receber ajuda e trabalhava para se sustentar, demonstrando assim que sua motivação era sincera. Ainda hoje existem alguns evangelistas desonestos que se enriquecem por meio de apelos financeiros.

Terceiro, sua conduta deve ser humilde. “Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho” (v. 3). Jesus advertiu seus discípulos claramente sobre isso. “Os governantes das nações as dominam”, ele disse, e “exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês” (Mc 10.42-43). Ao contrário, os líderes cristãos devem exercer um ministério humilde e servil. Eles devem liderar não pela força, mas pelo exemplo.

Para saber mais: 1 Pedro 5.1-11 

 

>> Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário