Assim como você não conhece o caminho do vento […], também não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas. (Eclesiastes 11.5)
Entre os sete pecados capitais do pensamento medieval incluía-se a indolência (acedia), uma triste e renitente apatia espiritual. Creio que hoje em dia há muita indolência em nossos círculos cristãos. Os sintomas são a inércia espiritual combinada com o cinismo crítico contra as igrejas e o ressentimento arrogante contra a iniciativa e os empreendimentos de outros cristãos. Por trás desta condição mórbida e destrutiva frequentemente está o orgulho ferido de alguém que pensou saber tudo sobre os caminhos de Deus e então teve de aprender, por meio de experiências amargas e desconcertantes, que, na verdade, não sabia tudo.
Isto é o que acontece quando não atendemos a mensagem de Eclesiastes. Porque a verdade é que Deus, em sua sabedoria, para nos tornar – e manter – humildes e nos ensinar a andar pela fé, esconde de nós quase tudo o que gostaríamos de saber sobre os propósitos providenciais que ele está operando nas igrejas e em nossas próprias vidas.
Para orar: Você já enfrentou momentos de inércia espiritual? Estava relacionado à expectativa de saber mais da providência de Deus do que é possível? Se sim, confesse e peça a Deus que o ajude a abandonar este pecado capital.
>> Retirado de Conhecendo a Deus ao Longo do Ano [J. I. Packer]. Editora Ultimato.
Ouça as nossas devocionais pelo Spotify!