Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou. (Gênesis 1.27)
O clímax da atividade criativa de Deus foi o aparecimento dos seres humanos, e a forma como o Gênesis expressa esse clímax é descrevendo-os como tendo sido criados “à imagem de Deus”. Porém, os estudiosos não estão de acordo em relação ao significado da imagem divina nos seres humanos.
Alguns consideram que ela significa que os seres humanos são representantes de Deus, exercendo domínio sobre o restante da criação em seu lugar. Outros concluem que a imagem de Deus se refere ao relacionamento especial estabelecido entre Deus e os homens. Contudo, se observarmos essa expressão tanto no contexto imediato de Gênesis quanto na perspectiva do resto das Escrituras, parece ficar claro que ela se refere a todas as qualidades ou capacidades humanas que nos diferenciam dos animais e nos assemelham a Deus. Quais são essas qualidades?
A primeira delas é que, como seres humanos, somos racionais e autoconscientes. A segunda é que somos seres morais; temos uma consciência que nos conclama a fazer o que achamos que é certo. A terceira é que somos criativos como o nosso Criador, capazes de apreciar aquilo que é belo aos ouvidos e aos olhos. A quarta é que somos seres sociais, capazes de estabelecer com outras pessoas relacionamentos verdadeiros de amor. Pois Deus é amor e, ao nos fazer à sua imagem, ele nos deu a capacidade de amá-lo e de amar aos outros. Por último, temos uma capacidade espiritual que nos faz sentir fome de Deus. Assim, somos singularmente capazes de pensar, escolher, criar, amar e adorar.
Infelizmente, precisamos acrescentar que a imagem de Deus em nós foi desfigurada, de forma que nossa humanidade foi contaminada pelo egocentrismo. A imagem de Deus, no entanto, não foi destruída. Pelo contrário, tanto o Antigo quanto o Novo Testamento afirmam que os seres humanos ainda carregam em si a imagem de Deus e que esta é a razão pela qual devemos respeitá-los. O caráter sagrado da vida humana se origina do valor daqueles que carregam a imagem de Deus (9.6). Os seres humanos são seres parecidos com Deus. Eles merecem ser amados e servidos.
Para saber mais: Tiago 3.7-12
>> Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.