A revelação do caráter

sexta-feira
sexta-feira

Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. (1 Coríntios 1.18)

A loucura da cruz é que ela expõe a vergonha do mundo. Revela o que há de pior nas pessoas. Revelou a traição de Judas, a covardia de Pedro, o medo dos discípulos, a hipocrisia dos sacerdotes, a irresponsabilidade de Pilatos, a fé egoísta e interesseira de um dos ladrões, a disputa cínica dos soldados. Foi a cruz que expôs a corrupção do poder, a injustiça dos sistemas políticos, a falsidade dos interesses religiosos. É por isso que Paulo afirma que “certamente”, sem sombra de dúvidas, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem. Ela denuncia a loucura humana.

Por outro lado ela é também o poder de Deus. Revela o que há de melhor nas pessoas. Revelou o melhor do outro ladrão, cuja fé humilde e sincera o conduziu à salvação; o melhor de Simão, o cireneu, que carregou sobre si a pesada cruz do Senhor; o melhor de José de Arimateia, que tirou Jesus da cruz, envolveu-o num lençol de linho e o sepultou.

A cruz sempre revelou o melhor e o pior nas pessoas. Para uns, é loucura, denuncia a perdição; para outros, é o poder de Deus, demonstra a salvação.

Quando você se vê diante da cruz de Cristo, o que ela revela sobre sua vida? Ore para que a cruz seja o único instrumento revelador do seu caráter, para que você tenha coragem de olhar para ela e conhecer o que há de bom e ruim em você.

“Nós, homens altivos, não passamos de pobres pecadores, limitados e ignorantes; construindo castelos no ar e empregando mil artes e artimanhas, mais e mais nos afastamos de nosso alvo. Senhor, dá que olhemos para a tua salvação. Não permitas que nos apeguemos ao que é passageiro e que nos entreguemos à vaidade. Dá que em simplicidade vivamos a nossa vida, crentes e alegres, assim como as crianças fazem” (Matthias Claudius, 1740–1815).

Senhor, tenho buscado noutros espelhos conhecer minha face. Alguns mostram imagens que gosto de ver, alimentam meu ego e vaidade; outros mostram aquilo que me assusta e logo me afasto. Ambos mostram imagens imperfeitas. Só tu és a imagem perfeita, o homem completo, aquele de quem fui criado imagem e semelhança. Somente tu podes refazer minha imagem corrompida e perdida. Amém.

 >> Retirado de Refeições Diárias – Celebrando a Reconciliação. Editora Ultimato.

Print Friendly, PDF & Email

Um comentário para “A revelação do caráter”

  1. Wesley Veiga janeiro, 24 at 8:06 #

    Todos os dias leio os devocionais. E todos os dias, pelo texto de vocês, Deus fala comigo…

Deixe um comentário