Bibliografia

Obras de C.S. Lewis em português do Brasil

(retiradas de Pedagogia Cristã de C.S. Lewis – Editora Vida).

 

CRISTIANISMO PURO E SIMPLES

Editora:WMF MARTINS FONTES

Edição: 1ª

Ano: 2009

 

ANATOMIA DE UMA DOR, A

Editora:EDITORA VIDA

Edição: 1ª

Ano: 2006

 

GRANDE ABISMO, O

Editora:EDITORA VIDA

Edição: 1ª

Ano: 2006

 

CRONICAS DE NARNIA, VOLUME UNICO

Editora:WMF MARTINS FONTES

Edição: 2ª

Ano: 2009

 

CRONICAS DE NARNIA, AS (ILUSTRADO)

Tradutor: CAMPOS, PAULO MENDES

Tradutor: STEUERNAGEL, SILEDA

Editora:WMF MARTINS FONTES

Edição: 2ª

Ano: 2005

 

CARTAS DE UM DIABO A SEU APRENDIZ

Tradutor: LEMOS, JULIANA

Editora:WMF MARTINS FONTES

Edição: 2ª

Ano: 2009

 

ABOLIÇAO DO HOMEM, A

Editora:WMF MARTINS FONTES

Edição: 2ª

Ano: 2012

 

QUATRO AMORES, OS

Tradutor: SALLES, PAULO

Editora:WMF MARTINS FONTES

Edição: 2ª

Ano: 2009

 

ALEM DO PLANETA SILENCIOSO

Tradutor: BARCELLOS, WALDEA

Editora:WMF MARTINS FONTES

Edição: 1ª

Ano: 2010

 

PERELANDRA

Tradutor: BARCELLOS, WALDEA

Editora:WMF MARTINS FONTES

Edição: 1ª

Ano: 2011

 

FORÇA MEDONHA, UMA

Tradutor: BARCELLOS, WALDEA

Editora:WMF MARTINS FONTES

Edição: 1ª

Ano: 2012

 

ALEGORIA DO AMOR

Tradutor: GREGGERSEN, GABRIELE

Editora:E REALIZAÇOES

Edição: 1ª

Ano: 2012

 

CARTAS A UMA SENHORA AMERICANA

Editora:EDITORA VIDA

Edição: 1ª

Ano: 2006

 

ORAÇAO – CARTAS A MALCOLM

Tradutor: BRAVO, JURANDY

Tradutor: GUIMARAES, ANTIVAN

Editora:EDITORA VIDA

Edição: 1ª

Ano: 2009

 

MILAGRES

Editora:EDITORA VIDA

Edição: 1ª

Ano: 2006

 

CARTAS DE UM DIABO A SEU APRENDIZ

Editora:WMF MARTINS FONTES

Edição: 1ª

Ano: 2005

 

PESO DE GLORIA, O

Editora:EDITORA VIDA

Edição: 1ª

Ano: 2008

 

PROBLEMA DO SOFRIMENTO, O

Editora:EDITORA VIDA

Edição: 1ª

Ano: 2006

 

SURPREENDIDO PELA ALEGRIA

Editora:MUNDO CRISTAO

Edição: 1ª

Ano: 1998

 

UM ANO COM C. S. LEWIS: LEITURAS DIÁRIAS DE SUAS OBRAS CLÁSSICAS

Tradutora: Gabriele Greggersen

EDITORA          ULTIMATO

ANO     2005

 

EXPERIMENTO NA CRITICA LITERARIA, UM

Tradutor: CECCANTINI, JOAO LUIS

Editora:UNESP

Edição: 1ª

Ano: 2009

 

 

Obras sobre C.S. Lewis em Português

 

C.S. LEWIS – O MAIS RELUTANTE DOS CONVERTIDOS

Autor: DOWNING, DAVID C.

Editora:EDITORA VIDA

Edição: 1ª

Ano: 2006

 

UM ANO COM C.S. LEWIS

Organizador: KLEIN, PATRICIA S.

Editora:ULTIMATO EDITORA

Edição: 1ª

Ano: 2005

 

BIBLIOTECA DE C.S. LEWIS, A

Autor: BELL, JAMES STUART

Autor: DAWSON, ANTHONY P.

Editora:MUNDO CRISTAO

Edição: 1ª

Ano: 2006

 

TOLKIEN E C. S. LEWIS – O DOM DA AMIZADE

Autor: DURIEZ, COLIN

Editora:NOVA FRONTEIRA-

Edição: 1ª

Ano: 2006

 

Manual Prático de Nárnia

Autor:ColinDuriez

Editora:Novo Século

Edição: 1ª

Ano:2005

 

O Imaginário em As Crônicas de Nárnia

Autor: Glauco Magalhães Filho

Editora: Mundo Cristão

Edição: 1ª

Ano: 2005

 

Lições das Crônicas de Nárnia

Autor: Glauco Magalhães Filho

Editora: Abba Press

Edição: 1ª

Ano: 2008

 

Deus em Questão:

C.S. Lewis e Freud debatem Deus, amor, sexo e o sentido da vida

Autor: Armand M. Nicholi, Jr.

Tradutora: Gabriele Greggersen

Editora: Ultimato

Edição: 1ª

Ano: 2005

 

Linguagem e metodologia nos estudos sobre o amor de C. S. Lewis e Josef Pieper: dois aspectos

Autor: Amanda Arajs Marques

Editora: S/ Editora

Edição: 1ª

Ano: 2005

 

Antropologia filosófica de C.S. Lewis

Autor: Gabriele Greggersen

Editora: Mackenzie

Edição: 1ª

Ano: 2001

 

A Pedagogia Cristã na Obra de C.S. Lewis

Autor: Gabriele Greggersen

Editora: Vida

Edição: 1ª

Ano: 2006

 

Guarda-Roupa Mágico – I – Contos inspirados em Nárnia: contos, mistério e encanto.

Autor: Gabriele Greggersen

Editora: Descoberta

Edição: 1ª

Ano: 2005

 

O Evangelho de Nárnia: Ensaios para Decifrar C.S. Lewis

Autor: Gabriele Greggersen (org)

Editora: Vida Nova

Edição: 1ª

Ano: 2006

 

O Canto de Aslam: uma abordagem do mito na obra de C.S. Lewis

Autor: Marcio Simão de Vasconcellos

Eidtora: Reflexão

Edição: 1ª

Ano: 2010

 

Manual da Viagem do Peregrino da Alvorada

Autor: Sérgio Fernandes

Editora: Scortecci

Edição: 1ª

Ano: 2010

 

As Crônicas de Nárnia e a Filosofia: O Leão, a Feiticeira e a Visão do Mundo

Autor: William Irwin (coord)

Tradução: Marcos Malvezzi

Editora: Madras

Edição: 1ª

Ano: 2006

 

 

Obras de C.S.Lewis em ordem de publicação e comentadas

 

Spirits in Bondage: a CycleofLyrics[Espíritos cativos: poemas líricos](com o pseudônimo de Clive Hamilton). London: Heinemann, 1919.

Um dos quatro poemas narrativos que Lewis escreveu antes de sua conversão e que não teve praticamente repercussão.

 

Dymer (sob o pseudônimo de Clive Hamilton). London: Dent, 1926.

Poema narrativo em estilo de mito, escrito antes da sua conversão. O autor usou um pseudômino para publicar o texto. Não alcançou o sucesso esperado.

 

The Pilgrim’sRegress[O regresso do peregrino]. London: Dent, 1933.

Essa é a primeira obra de ficção que Lewis escreve após a sua conversão. Trata-se de uma alegoria, parodiando a obra de Bunyam às avessas: O que era a saga de um cristão em busca da divindade, passa a ser a peregrinação de um cristão de volta ao seu lar original.

 

The Lewis Papers: The Memoirs of the Lewis Family, 1850-1930 [Osescritos dos Lewis: memórias da família Lewis, 1850-1930]. Oxford: Leeborough Press, 1933. 11 vols.

Coletânea de praticamente todas as cartas de C.S. Lewis.

 

The Allegory of Love [Aalegoria do amor].London: Oxford University Press, 1936.

Tese de mestrado escrita para a universidade de Oxford, analisando a evolução da imagem da mulher na literatura britânica medieval e renascentista, particularmente a literatura de cordel.

 

Out of the Silent Planet.London: John Lane, 1938. [Para além do planeta silencioso, Portugal, Europa-América, 1984].

Trata-se da primeira obra da trilogia espacial. Conta sobre um intelectual que conhece um mundo repleto de seres e línguas diferentes, e de bondade, situado no planeta Marte. A missão dessa personagem é impedir que dois cientistas malucos corrompam esse mundo.

 

RehabilitationsandOtherEssays[Reabilitações e outros ensaios].London: Oxford University Press, 1939.

Série de ensaios sobre cristianismo e literatura, alguns dos quais também foram inclusos em outras coletâneas.

 

The Personal Heresy: A Controversy [A heresiapessoal: umacontrovérsia].London: Oxford University Press, 1939. FIRST EDITION.

Seis ensaios que debatem os prós e contras de um poeta usar a poesia para dar vazão à sua personalidade e expressá-la.

 

The Problem of Pain.New York: Macmillan, 1940. [O problema do sofrimento, Editora Vida, 2006].

Trata-se do livro considerado mais filosófico da obra de Lewis, pois contém um dos temas mais complexos, tanto na filosofia, quando na teologia: o mal. Lewis aborda o problema de diversos ângulos. A pergunta central é: se Deus é Deus, porque permite o sofrimento no mundo?

 

The Screwtape Letters.London: Geoffrey Bles, 1942. [Cartas de um diabo a seu aprendiz, Martins Fontes, 2005].

Coleção de cartas fictícias e supostamente amorosas de um diabo a seu sobrinho, preocupado em passar-lhe valiosas instruções sobre como levar o seu paciente humano ao mau caminho. Trata-se de uma sátira cristã em que o inferno tem o seu equivalente terreno na burocracia. No prefácio, Lewis diz que há dois erros graves que se pode cometer com o Diabo: um é acreditar demais nele; outro é não acreditar totalmente. No segundo prefácio, ele comenta que essa foi uma das obras mais fáceis e mais difíceis de escrever. Mais fácil, porque bastou olhar para dentro do seu próprio coração e pensar pela lógica diabólica; mais difícil por causa do resultado que obteve. A obra recebeu vários prêmios de literatura e foi capa da revista Time.

 

A Prefaceto Paradise Lost[Um prefácio ao Paraíso perdido]. London: Oxford University Press, 1942.

Essa obra interessa tanto aos estudantes de literatura, quanto aos de teologia, pois mostra a capacidade de Lewis para refeltir sobre literatura e teologia. A tese central é: para o poeta é impossível deixar de expressar suas crenças religiosas na poesia. Além de um estudo aprodundado da obra de Milton, a coletânea inclui alguns ensaios sobre poemas épicos.

 

Perelandra. London: John Lane, 1943. [Perelandra, Portugal, Europa-América, 1991].

Na segunda obra da série, Ransom vai parar no planeta Vênus onde um demônio tomou posse do cientista do episódio anterior e quer provocar a queda daquele mundo. Ransom faz de tudo para lutar pela Eva ameaçada de Perelandra. Trata-se de uma ficção científica lírica por causa da riqueza das descrições e do clima romântico da obra.

 

The Abolition of Man. London: Oxford: Clarendon Press, 1943. New York: Macmillan, 1973. [A abolição do homem,Martins Fontes, 2005]. Ensaio crítico sobre os livros didáticos de ensino de língua inglesa de sua época, particularmente no que diz respeito à antropologia filosófica destruidora da natureza e do homem que está para além deles.

 

Christian Behaviour [Comportamentocristão]. London: Geoffrey Bles, 1943.

 

C. S. Lewis: First and Second Things [C. S. Lewis: primeiras e segundascoisas]. London: Geoffrey Bles, 1944.

 

Broadcast Talks [Conversas de rádio]. London: Geoffrey Bles, 1944.

 

BeyondPersonality[Além da personalidade]. London: Geoffrey Bles, 1944.

 

That Hideous Strength: A Modern Fairy-Tale for Grown-Ups. London: John Lane, 1945;

. [Aquela força medonha, Portugal, Europa-América, v.1, 1991. v.2, 1992.].

Último episódio da trilogia espacial em que Ransom se filia a uma sociedade científica secreta que luta contra outra, a NICE, dominada por uma cabeça, que alude ao mago mitológico Merlin e que pretende dominar o mundo. O livro repleto de batalhas psicológicas culmina com uma espécie de Apocalipse.

 

The Great Divorce. London: Geoffrey Bles, 1946. [O grande abismo, Editora Vida, 2006].

Uma viagem fantástica ao mundo de fantasmas e sombras. Os integrantes de um ônibus são visitados por mensageiros divinos e confrontados com perspectivas variadas.

 

Miracles: A Preliminary Study (Milagres). London: Geoffrey Bles, 1947. [Milagres, Editora Vida, 2006].

Um estudo teológico-filosófico dos fenômenos sobrenaturais à luz de uma perspectiva cristã da natureza e do homem criado à imagem e semelhança de Deus. A tese central é que o milagre é uma intervenção divina na natureza, mas não, no sentido de deturpá-la, mas de revelar uma realidade e uma natureza além das concretas. O milagre é a verdadeira realidade. E a encarnação é o maior exemplo disso na história.

 

Arthurian Torso [Estátua de Arturo].London: Oxford University Press, 1948.

 

The Weight of Glory and Other Addresses.MacMillian, 1980

.[Peso de glória: mensagens para o homem moderno, Vida Nova, 2001].

Trata-se de uma série de palestras sobre a vida cristã, particularmente num contexto da guerra e da academia. Imprescindível para quem quer seguir o exemplo do autor de um cristianismo capaz de unificar fé e razão, imaginação e verdade objetiva, lógica e criatividade.

 

The Lion, the Witch and the Wardrobe.New York: Macmillan, 1950. [O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, Martins Fontes, 2003].

 

Prince Caspian. New York: Macmillan, 1951. [Príncipe Caspian, Martins Fontes, 2003].

 

Mere Christianity. New York: Macmillan, 1952. [Cristianismo puro e simples, Martins Fontes, 2005].

Trata-se de um curso introdutório geral ao cristianismo que se originou no pós-guerra, quando Lewis foi convidado a ministrar uma série de palestras de 15 minutos pela rádio BBC de Londres. Os temas variam desde existência de Deus, ética e moral, responsabilidade social, até soteriologia, cristologia e vida cristã. A tese principal é que, se resgatarmos os princípios básicos e fundamentais do cristianismo, não há razão para desavenças entre as suas várias ramificações.

 

The Voyage of the Dawn Treader.New York: Macmillan, 1952. [A viagem do peregrino da alvorada, Martins Fontes, 2003].

 

The Silver Chair. New York: Macmillan, 1953. [A cadeira de prata, Martins Fontes, 2003].

 

EnglishLiterature in theSixteenthCentury, Excluding Drama [Literatura inglesa do século XVI, excluindo-se o teatro]. Oxford: Oxford University Press, 1954, v. 3.

Outra obra de referência para especialistas e estudiosos na área de literatura e lingüística. No entanto, interessa também a estudantes de teologia, ou cristãos em geral que procurem entender as origens da Reforma Protestante, a partir da literatura.

 

The Horse and His Boy.New York: Macmillan, 1954. [O cavalo e seu menino, Martins Fontes, 2003].

 

Surprised by Joy.New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1955.[Surpreendido pela alegria, Mundo Cristão, 2001].

Autobiografia em que Lewis descreve todo o seu percurso religioso e acadêmico, desde a morte de sua mãe, até a sua conversão, narrada de forma minuciosa, honesta e dramática.

 

The Magician’s Nephew. New York: Macmillan, 1955. [O sobrinho do mago, Martins Fontes, 2003].

 

The Last Battle. New York: Macrnillan, 1956. [A última batalha, Martins Fontes, 2003].

 

TillWeHave Faces [Até que tenhamos rostos]. Grand Rapids: Eerdmans, 1956.

Lewis narra o mito de Eros e Psique, visto pelos olhos de sua irmã, Orual, uma rainha. Ela era tão feia que resolveu usar um véu em público. Psique deve ser sacrificada para aplacar a ira de um Deus. A história surpreende pela sensibilidade com que trata dos problemas femininos. O final é inesperado, comovente e profundo. Não é para menos que a obra é dedicada à sua amada Joy.

 

Reflections on the Psalms [ReflexõesemSalmos].New York: Harcourt Brace, 1958.

Um dos mais líricos, profundos e comoventes comentários aos Salmos que já se viu.

 

The Four Loves. London: Geoffrey Bles, 1960. [Os quatro amores, Martins Fontes, 2005].

Ensaio filosófico-teológico sobre o amor, a partir das diferentes acepções do termo, considerando-se os conceitos gregos e as quatro formas bíblicas do amor: afeto, amizade, eros e caridade. O capítulo sobre a amizade é particularmente primoroso e condizente com as amizades que Lewis conservava na vida real.

 

Studies in Words[Estudos de palavras]. Cambridge: Cambridge University Press, 1960.

Essa obra de referência tanto para lingüistas quanto para filósofos e teólogos é, na verdade, um tratado de filosofia da linguagem, cuja tese central é que as palavras passam pelo mesmo fenômeno que a matéria, a chamada “entropia”, ou perda de energia ou, no caso, de sentido, ao longo do tempo. Depois de explicitar esse conceito, Lewis procura demonstrá-lo a partir do exemplo de várias palavras, numa espécie de “arqueologia” pré-foucaultiana.

 

The World’s Last Night and Other Essays [Aúltimanoite do mundo e outros ensaios]. New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1960.

Coletânea de ensaios críticos sobre os desafios à fé cristã hoje, tais como a oração, a própria fé, a educação e o fim dos tempos.

 

A Grief Observed. London: Faber & Faber, 1961. [A anatomia da uma dor, Editora Vida, 2006].

Um relato reflexivo e crítico sobre o sofrimento causado pela dor da perda de sua esposa, Joy, em 1960, três anos antes morte do autor. Trata-se de um grito de dor, comparável ao livro bíblico Lamentações de Jeremias, mas com pano de fundo esperançoso.

 

An Experiment in Criticism [Uma experiência na crítica].Cambridge: Cambridge University Press, 1961.

Estudo acadêmico sobre a crítica literária de seu tempo, que trata de arte em geral, mas principalmente de literatura. A idéia central é que a boa ou má literatura depende em parte do bom ou mau leitor e de como se tornar um bom leitor e escritor. Você pode vê-lo citado em trabalhos acadêmicos e enciclopédias.

 

TheyAsked for a Paper [Eles me pediram um artigo]. London: Geoffrey Bles, 1962.

 

George MacDonald: An Anthology [George MacDonald: umaantologia]. Organizado por C. S. Lewis. Garden City: Doubleday, 1962.

Uma série de ensaios do autor britânico de contos que “batizou” a mente de Lewis. Os textos foram publicados com comentários de C.S. Lewis.

 

Lettersto Malcolm:ChieflyonPrayer[Cartas para Malcolm: principalmente sobre a oração].* melhor citar o original, como vínhamos fazendo: London: Geoffrey Bles, 1964.

New York: Harcourt Brace, 1963.

Letters to Malcolm.New York: Harvest, 1973.

Última obra, publicada por Lewis em vida. Trata-se de epístolas, dirigidas a um interlocutor fictício, sobre a vida devocional, particularmente sobre a oração. Talvez possa ser lida como uma resposta ao O Futuro de uma Ilusão, uma das últimas obras de Freud. Em: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud [ESB], vol. XXI, Rio de Janeiro: Imago, 1974

de Freud (cartas trocadas com um pastor fictício, tentando provar a inexistência de Deus), mas certamente é uma prova de que Lewis permaneceu firme na fé após a morte de Joy (veja artigo de Gabriele Greggersen “O sentido da oração” em O Evangelho de Nárnia, São Paulo, Vida Nova, 2006).

 

The DiscardedImage [A imagem descartada]. Cambridge: Cambridge University Press, 1964. Estudo acadêmico que trata do modo como as pessoas viam o mundo nos tempos da Idade Média, a partir de seus reflexos sobre o imaginário e a literatura.

 

Poems [Poemas]. Organizado por Walter Hooper. New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1964.

Embora Lewis tivesse escrito poesia desde os seus 14 anos, ele nunca as publicou compiladas em vida, exceto pelos dois poemas narrativos (Dymer e Spirits in Bondage), que Muitos, no entanto, acabaram sendo inclusos em suas obras de ficção como The Pilgrim´s Regress [O regresso do peregrino] e Till we have Faces [Até que tenhamos rostos]. Os poemas estão repletos da magia e mistério dos seres mitológicos que revelam o romantismo e a sensibilidade do autor.

 

SelectedLiteraryEssays[Ensaios literários escolhidos]. Organizado por Walter Hooper. Cambridge: Cambridge University Press, 1966.

Ensaios de crítica literária selecionados por seu ex-secretário.

 

Letters of C.S. [Cartas de C.S. Lewis].Organizado por W. H. Lewis. New York: HarcourtBraceJovanovich, 1966.

Inclui um texto de memórias

 

Spenser’sImagesof Life [As imagens da vida em Spenser]. Organizado por Alistair Fowler. Cambridge: Cambridge University Press, 1967.

Obra de crítica literária a respeito do autor.

 

Letters to an American Lady.Organizado por Clyde S. Kilby. Grand Rapids: Eerdmans, 1967. [Cartas a uma senhora americana, Editora Vida, 2006].

Cartas trocadas com uma amiga sobre tristezas e alegrias cotidianas e como lidar com elas numa perspectiva cristã.

 

A MindAwake [Uma mente alerta]. London: Geoffrey Bles, 1968.

 

SelectedLiteraryEssays [Ensaios literários selecionados]. Cambridge: Cambridge University Press, 1969.

 

Studies in Medieval andRenaissanceLiterature[Estudos de literatura medieval renascentista]. Organizado por Walter Hooper. Cambridge: Cambridge University Press, 1969.

Esta obra traz quatorze ensaios sobre uma grande variedade de assuntos no campo da literatura, incluindo clássicos como Dante, Milton, entre outros.

 

NarrativePoems[Poemas narrativos]. Organizado por Walter Hooper. London: Geoffrey Bles, 1969.

Coleção de poemas que contam histórias com gosto de mito e ou de romance de cavalaria, e revelam a sua paixão pela Idade Média. Apesar de essa ser a forma de expressão literária que ele afirmou certa vez ser a sua predileta, as únicas quatro que ele escreveu estão reunidas nesse livro. Lewis também confessou para o alívio dos que se decepcionaram com as histórias que ele não tinha muita facilidade em escrever poesia, embora a apreciasse muito.

 

ScrewtapeProposes a ToastandOtherPieces[O diabo propõe um brinde e outros fragmentos]. London: Collins, 1970.Edições Original: London: Geoffrey Bles, 1942; rpt.,com “Screwtape Proposes a Toast” e novo Prefácio. New York: Macmillan, 1962.

Esse é um adendo a Cartas de um diabo a seu aprendiz (São Paulo: Vozes, 1996); uma sátira complementar que critica o sistema escolar americano, escrita para um dos jornais mais importantes da Grã Bretanha, o SaturdayEvening Post.

 

 

God in theDock: EssaysonTheologyandEthics[Deus no banco dos réus: ensaios sobre teologia e ética]. Organizado por Walter Hooper. Grand Rapids: Eerdmans, 1970.

Série de ensaios sobre a mentalidade do seu tempo, incluindo memorandos breves, cartas a editores, entre outros escritos.

 

Christian Reflections [Reflexõescristãs]. Organizadopor Walter Hooper. Grand Rapids: Eerdmans, 1973.

Christian Reflections.Grand Rapids: Eerdmans, 1967.

Coleção de ensaios de C.S. Lewis que apresentam a perspectiva cristã de temas da atualidade e que continuam relevantes até os dias de hoje. Entre eles: ética, cultura, literatura, religião, música de igreja, o subjetivismo, crítica bíblica e a oração.

 

OfOther Worlds: EssaysandStories[De outros mundos: ensaios e histórias]. Organizado por Walter Hooper. New York: HarcourtBraceJovanovich, 1975.

Coleção de ensaios de crítica literária dos gêneros de ficção, particularmente infanto-juvenil, ficção científica e um ensaio sobre As crônicas de Nárnia, bem como uma resposta a um outro crítico, seguido de três contos de ficção, cuja autoria foi questionada pela já falecida estudiosa Kathreen Lindskoog.

 

Fern-SeedandElephantsandOtherEssaysonChristianity[Pó de samambaia e elefantes e outros ensaios sobre o cristianismo]. Organizado por Walter Hooper. New York: Collins/Fountain, 1977.

Coletânea de ensaios sobre o cristianismo.

 

They Stand Together: The Letters of C. S. Lewis to Arthur Greeves – 1914-1963 [Elesdefendem a mesmaposição: as cartas de C.S. Lewis a Arthur Greeves1914-1963]. Organizado por Walter Hooper. New York: Macmillan, 1979.

Coleção de cartas escritas para o amigo que teve na adolescência e cuja amizade durou por toda a vida.

 

On Stories and Other Essays on Literature [Sobre histórias e outros ensaios de literatura]. New York: HarcourtBraceJovanovich, 1982.

Além das críticas aos gêneros literários que também a aparecem em Of Other Worlds, esse volume contém críticas a autores de ficção famosos como George Orwell, e seus amigos Charles Williams e J. R. R. Tolkien, uma apologia a outra amiga, Dorothy Sayers, e ensaios sobre o fenômeno da perda de sentido na linguagem.

 

Letters to Children [Cartas a crianças].Organizado por Lyle W. Dorsett e MarjorieLampMead. Edição Original: Collier Books, MacMillian, 1988.

 

PresentConcerns[Preocupações atuais]. Organizado por Walter Hooper. San Diego: HarcourtBraceJovanovich, 1987.

Coleção de dezenove ensaios breves sobre temas atuais e polêmicos como: o desafio de viver numa era atômica, sexo na literatura, o historicismo, ética, filologia etc., que continuam pungentes nos dias de hoje.

 

Letters: C. S. Lewis / Don Giovanni Calabria[Cartas: C. S.Lewis / Don Giovanni Calabria]. Organizado e traduzido e por Martin Moynihan. Ann Arbor, Mich.:Servant, 1989.

Cartas enviadas por Lewis ao padre que entrou em contato com ele, após ler Cartas de um diabo a seu aprendiz. Ele era referenciado com honras do papa João Paulo II.

 

All My Road Before Me: The Diary of C. S. Lewis, 1922-1927. [Toda a estrada a minha frente: o diário de C. S. Lewis, 1922-1927]. Organizado por Walter Hooper. San Diego: HarcourtBraceJovanovich, 1991.

Coletânea de cartas de Lewis coletadas desde antes do início do seu processo de conversão.

 

 

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