Bibliografia
Obras de C.S. Lewis em português do Brasil
(retiradas de Pedagogia Cristã de C.S. Lewis – Editora Vida).
CRISTIANISMO PURO E SIMPLES
Editora:WMF MARTINS FONTES
Edição: 1ª
Ano: 2009
ANATOMIA DE UMA DOR, A
Editora:EDITORA VIDA
Edição: 1ª
Ano: 2006
GRANDE ABISMO, O
Editora:EDITORA VIDA
Edição: 1ª
Ano: 2006
CRONICAS DE NARNIA, VOLUME UNICO
Editora:WMF MARTINS FONTES
Edição: 2ª
Ano: 2009
CRONICAS DE NARNIA, AS (ILUSTRADO)
Tradutor: CAMPOS, PAULO MENDES
Tradutor: STEUERNAGEL, SILEDA
Editora:WMF MARTINS FONTES
Edição: 2ª
Ano: 2005
CARTAS DE UM DIABO A SEU APRENDIZ
Tradutor: LEMOS, JULIANA
Editora:WMF MARTINS FONTES
Edição: 2ª
Ano: 2009
ABOLIÇAO DO HOMEM, A
Editora:WMF MARTINS FONTES
Edição: 2ª
Ano: 2012
QUATRO AMORES, OS
Tradutor: SALLES, PAULO
Editora:WMF MARTINS FONTES
Edição: 2ª
Ano: 2009
ALEM DO PLANETA SILENCIOSO
Tradutor: BARCELLOS, WALDEA
Editora:WMF MARTINS FONTES
Edição: 1ª
Ano: 2010
PERELANDRA
Tradutor: BARCELLOS, WALDEA
Editora:WMF MARTINS FONTES
Edição: 1ª
Ano: 2011
FORÇA MEDONHA, UMA
Tradutor: BARCELLOS, WALDEA
Editora:WMF MARTINS FONTES
Edição: 1ª
Ano: 2012
ALEGORIA DO AMOR
Tradutor: GREGGERSEN, GABRIELE
Editora:E REALIZAÇOES
Edição: 1ª
Ano: 2012
CARTAS A UMA SENHORA AMERICANA
Editora:EDITORA VIDA
Edição: 1ª
Ano: 2006
ORAÇAO – CARTAS A MALCOLM
Tradutor: BRAVO, JURANDY
Tradutor: GUIMARAES, ANTIVAN
Editora:EDITORA VIDA
Edição: 1ª
Ano: 2009
MILAGRES
Editora:EDITORA VIDA
Edição: 1ª
Ano: 2006
CARTAS DE UM DIABO A SEU APRENDIZ
Editora:WMF MARTINS FONTES
Edição: 1ª
Ano: 2005
PESO DE GLORIA, O
Editora:EDITORA VIDA
Edição: 1ª
Ano: 2008
PROBLEMA DO SOFRIMENTO, O
Editora:EDITORA VIDA
Edição: 1ª
Ano: 2006
SURPREENDIDO PELA ALEGRIA
Editora:MUNDO CRISTAO
Edição: 1ª
Ano: 1998
UM ANO COM C. S. LEWIS: LEITURAS DIÁRIAS DE SUAS OBRAS CLÁSSICAS
Tradutora: Gabriele Greggersen
EDITORA ULTIMATO
ANO 2005
EXPERIMENTO NA CRITICA LITERARIA, UM
Tradutor: CECCANTINI, JOAO LUIS
Editora:UNESP
Edição: 1ª
Ano: 2009
Obras sobre C.S. Lewis em Português
C.S. LEWIS – O MAIS RELUTANTE DOS CONVERTIDOS
Autor: DOWNING, DAVID C.
Editora:EDITORA VIDA
Edição: 1ª
Ano: 2006
UM ANO COM C.S. LEWIS
Organizador: KLEIN, PATRICIA S.
Editora:ULTIMATO EDITORA
Edição: 1ª
Ano: 2005
BIBLIOTECA DE C.S. LEWIS, A
Autor: BELL, JAMES STUART
Autor: DAWSON, ANTHONY P.
Editora:MUNDO CRISTAO
Edição: 1ª
Ano: 2006
TOLKIEN E C. S. LEWIS – O DOM DA AMIZADE
Autor: DURIEZ, COLIN
Editora:NOVA FRONTEIRA-
Edição: 1ª
Ano: 2006
Manual Prático de Nárnia
Autor:ColinDuriez
Editora:Novo Século
Edição: 1ª
Ano:2005
O Imaginário em As Crônicas de Nárnia
Autor: Glauco Magalhães Filho
Editora: Mundo Cristão
Edição: 1ª
Ano: 2005
Lições das Crônicas de Nárnia
Autor: Glauco Magalhães Filho
Editora: Abba Press
Edição: 1ª
Ano: 2008
C.S. Lewis e Freud debatem Deus, amor, sexo e o sentido da vida
Autor: Armand M. Nicholi, Jr.
Tradutora: Gabriele Greggersen
Editora: Ultimato
Edição: 1ª
Ano: 2005
Linguagem e metodologia nos estudos sobre o amor de C. S. Lewis e Josef Pieper: dois aspectos
Autor: Amanda Arajs Marques
Editora: S/ Editora
Edição: 1ª
Ano: 2005
Antropologia filosófica de C.S. Lewis
Autor: Gabriele Greggersen
Editora: Mackenzie
Edição: 1ª
Ano: 2001
A Pedagogia Cristã na Obra de C.S. Lewis
Autor: Gabriele Greggersen
Editora: Vida
Edição: 1ª
Ano: 2006
Guarda-Roupa Mágico – I – Contos inspirados em Nárnia: contos, mistério e encanto.
Autor: Gabriele Greggersen
Editora: Descoberta
Edição: 1ª
Ano: 2005
O Evangelho de Nárnia: Ensaios para Decifrar C.S. Lewis
Autor: Gabriele Greggersen (org)
Editora: Vida Nova
Edição: 1ª
Ano: 2006
O Canto de Aslam: uma abordagem do mito na obra de C.S. Lewis
Autor: Marcio Simão de Vasconcellos
Eidtora: Reflexão
Edição: 1ª
Ano: 2010
Manual da Viagem do Peregrino da Alvorada
Autor: Sérgio Fernandes
Editora: Scortecci
Edição: 1ª
Ano: 2010
As Crônicas de Nárnia e a Filosofia: O Leão, a Feiticeira e a Visão do Mundo
Autor: William Irwin (coord)
Tradução: Marcos Malvezzi
Editora: Madras
Edição: 1ª
Ano: 2006
Obras de C.S.Lewis em ordem de publicação e comentadas
Spirits in Bondage: a CycleofLyrics[Espíritos cativos: poemas líricos](com o pseudônimo de Clive Hamilton). London: Heinemann, 1919.
Um dos quatro poemas narrativos que Lewis escreveu antes de sua conversão e que não teve praticamente repercussão.
Dymer (sob o pseudônimo de Clive Hamilton). London: Dent, 1926.
Poema narrativo em estilo de mito, escrito antes da sua conversão. O autor usou um pseudômino para publicar o texto. Não alcançou o sucesso esperado.
The Pilgrim’sRegress[O regresso do peregrino]. London: Dent, 1933.
Essa é a primeira obra de ficção que Lewis escreve após a sua conversão. Trata-se de uma alegoria, parodiando a obra de Bunyam às avessas: O que era a saga de um cristão em busca da divindade, passa a ser a peregrinação de um cristão de volta ao seu lar original.
The Lewis Papers: The Memoirs of the Lewis Family, 1850-1930 [Osescritos dos Lewis: memórias da família Lewis, 1850-1930]. Oxford: Leeborough Press, 1933. 11 vols.
Coletânea de praticamente todas as cartas de C.S. Lewis.
The Allegory of Love [Aalegoria do amor].London: Oxford University Press, 1936.
Tese de mestrado escrita para a universidade de Oxford, analisando a evolução da imagem da mulher na literatura britânica medieval e renascentista, particularmente a literatura de cordel.
Out of the Silent Planet.London: John Lane, 1938. [Para além do planeta silencioso, Portugal, Europa-América, 1984].
Trata-se da primeira obra da trilogia espacial. Conta sobre um intelectual que conhece um mundo repleto de seres e línguas diferentes, e de bondade, situado no planeta Marte. A missão dessa personagem é impedir que dois cientistas malucos corrompam esse mundo.
RehabilitationsandOtherEssays[Reabilitações e outros ensaios].London: Oxford University Press, 1939.
Série de ensaios sobre cristianismo e literatura, alguns dos quais também foram inclusos em outras coletâneas.
The Personal Heresy: A Controversy [A heresiapessoal: umacontrovérsia].London: Oxford University Press, 1939. FIRST EDITION.
Seis ensaios que debatem os prós e contras de um poeta usar a poesia para dar vazão à sua personalidade e expressá-la.
The Problem of Pain.New York: Macmillan, 1940. [O problema do sofrimento, Editora Vida, 2006].
Trata-se do livro considerado mais filosófico da obra de Lewis, pois contém um dos temas mais complexos, tanto na filosofia, quando na teologia: o mal. Lewis aborda o problema de diversos ângulos. A pergunta central é: se Deus é Deus, porque permite o sofrimento no mundo?
The Screwtape Letters.London: Geoffrey Bles, 1942. [Cartas de um diabo a seu aprendiz, Martins Fontes, 2005].
Coleção de cartas fictícias e supostamente amorosas de um diabo a seu sobrinho, preocupado em passar-lhe valiosas instruções sobre como levar o seu paciente humano ao mau caminho. Trata-se de uma sátira cristã em que o inferno tem o seu equivalente terreno na burocracia. No prefácio, Lewis diz que há dois erros graves que se pode cometer com o Diabo: um é acreditar demais nele; outro é não acreditar totalmente. No segundo prefácio, ele comenta que essa foi uma das obras mais fáceis e mais difíceis de escrever. Mais fácil, porque bastou olhar para dentro do seu próprio coração e pensar pela lógica diabólica; mais difícil por causa do resultado que obteve. A obra recebeu vários prêmios de literatura e foi capa da revista Time.
A Prefaceto Paradise Lost[Um prefácio ao Paraíso perdido]. London: Oxford University Press, 1942.
Essa obra interessa tanto aos estudantes de literatura, quanto aos de teologia, pois mostra a capacidade de Lewis para refeltir sobre literatura e teologia. A tese central é: para o poeta é impossível deixar de expressar suas crenças religiosas na poesia. Além de um estudo aprodundado da obra de Milton, a coletânea inclui alguns ensaios sobre poemas épicos.
Perelandra. London: John Lane, 1943. [Perelandra, Portugal, Europa-América, 1991].
Na segunda obra da série, Ransom vai parar no planeta Vênus onde um demônio tomou posse do cientista do episódio anterior e quer provocar a queda daquele mundo. Ransom faz de tudo para lutar pela Eva ameaçada de Perelandra. Trata-se de uma ficção científica lírica por causa da riqueza das descrições e do clima romântico da obra.
The Abolition of Man. London: Oxford: Clarendon Press, 1943. New York: Macmillan, 1973. [A abolição do homem,Martins Fontes, 2005]. Ensaio crítico sobre os livros didáticos de ensino de língua inglesa de sua época, particularmente no que diz respeito à antropologia filosófica destruidora da natureza e do homem que está para além deles.
Christian Behaviour [Comportamentocristão]. London: Geoffrey Bles, 1943.
C. S. Lewis: First and Second Things [C. S. Lewis: primeiras e segundascoisas]. London: Geoffrey Bles, 1944.
Broadcast Talks [Conversas de rádio]. London: Geoffrey Bles, 1944.
BeyondPersonality[Além da personalidade]. London: Geoffrey Bles, 1944.
That Hideous Strength: A Modern Fairy-Tale for Grown-Ups. London: John Lane, 1945;
. [Aquela força medonha, Portugal, Europa-América, v.1, 1991. v.2, 1992.].
Último episódio da trilogia espacial em que Ransom se filia a uma sociedade científica secreta que luta contra outra, a NICE, dominada por uma cabeça, que alude ao mago mitológico Merlin e que pretende dominar o mundo. O livro repleto de batalhas psicológicas culmina com uma espécie de Apocalipse.
The Great Divorce. London: Geoffrey Bles, 1946. [O grande abismo, Editora Vida, 2006].
Uma viagem fantástica ao mundo de fantasmas e sombras. Os integrantes de um ônibus são visitados por mensageiros divinos e confrontados com perspectivas variadas.
Miracles: A Preliminary Study (Milagres). London: Geoffrey Bles, 1947. [Milagres, Editora Vida, 2006].
Um estudo teológico-filosófico dos fenômenos sobrenaturais à luz de uma perspectiva cristã da natureza e do homem criado à imagem e semelhança de Deus. A tese central é que o milagre é uma intervenção divina na natureza, mas não, no sentido de deturpá-la, mas de revelar uma realidade e uma natureza além das concretas. O milagre é a verdadeira realidade. E a encarnação é o maior exemplo disso na história.
Arthurian Torso [Estátua de Arturo].London: Oxford University Press, 1948.
The Weight of Glory and Other Addresses.MacMillian, 1980
.[Peso de glória: mensagens para o homem moderno, Vida Nova, 2001].
Trata-se de uma série de palestras sobre a vida cristã, particularmente num contexto da guerra e da academia. Imprescindível para quem quer seguir o exemplo do autor de um cristianismo capaz de unificar fé e razão, imaginação e verdade objetiva, lógica e criatividade.
The Lion, the Witch and the Wardrobe.New York: Macmillan, 1950. [O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, Martins Fontes, 2003].
Prince Caspian. New York: Macmillan, 1951. [Príncipe Caspian, Martins Fontes, 2003].
Mere Christianity. New York: Macmillan, 1952. [Cristianismo puro e simples, Martins Fontes, 2005].
Trata-se de um curso introdutório geral ao cristianismo que se originou no pós-guerra, quando Lewis foi convidado a ministrar uma série de palestras de 15 minutos pela rádio BBC de Londres. Os temas variam desde existência de Deus, ética e moral, responsabilidade social, até soteriologia, cristologia e vida cristã. A tese principal é que, se resgatarmos os princípios básicos e fundamentais do cristianismo, não há razão para desavenças entre as suas várias ramificações.
The Voyage of the Dawn Treader.New York: Macmillan, 1952. [A viagem do peregrino da alvorada, Martins Fontes, 2003].
The Silver Chair. New York: Macmillan, 1953. [A cadeira de prata, Martins Fontes, 2003].
EnglishLiterature in theSixteenthCentury, Excluding Drama [Literatura inglesa do século XVI, excluindo-se o teatro]. Oxford: Oxford University Press, 1954, v. 3.
Outra obra de referência para especialistas e estudiosos na área de literatura e lingüística. No entanto, interessa também a estudantes de teologia, ou cristãos em geral que procurem entender as origens da Reforma Protestante, a partir da literatura.
The Horse and His Boy.New York: Macmillan, 1954. [O cavalo e seu menino, Martins Fontes, 2003].
Surprised by Joy.New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1955.[Surpreendido pela alegria, Mundo Cristão, 2001].
Autobiografia em que Lewis descreve todo o seu percurso religioso e acadêmico, desde a morte de sua mãe, até a sua conversão, narrada de forma minuciosa, honesta e dramática.
The Magician’s Nephew. New York: Macmillan, 1955. [O sobrinho do mago, Martins Fontes, 2003].
The Last Battle. New York: Macrnillan, 1956. [A última batalha, Martins Fontes, 2003].
TillWeHave Faces [Até que tenhamos rostos]. Grand Rapids: Eerdmans, 1956.
Lewis narra o mito de Eros e Psique, visto pelos olhos de sua irmã, Orual, uma rainha. Ela era tão feia que resolveu usar um véu em público. Psique deve ser sacrificada para aplacar a ira de um Deus. A história surpreende pela sensibilidade com que trata dos problemas femininos. O final é inesperado, comovente e profundo. Não é para menos que a obra é dedicada à sua amada Joy.
Reflections on the Psalms [ReflexõesemSalmos].New York: Harcourt Brace, 1958.
Um dos mais líricos, profundos e comoventes comentários aos Salmos que já se viu.
The Four Loves. London: Geoffrey Bles, 1960. [Os quatro amores, Martins Fontes, 2005].
Ensaio filosófico-teológico sobre o amor, a partir das diferentes acepções do termo, considerando-se os conceitos gregos e as quatro formas bíblicas do amor: afeto, amizade, eros e caridade. O capítulo sobre a amizade é particularmente primoroso e condizente com as amizades que Lewis conservava na vida real.
Studies in Words[Estudos de palavras]. Cambridge: Cambridge University Press, 1960.
Essa obra de referência tanto para lingüistas quanto para filósofos e teólogos é, na verdade, um tratado de filosofia da linguagem, cuja tese central é que as palavras passam pelo mesmo fenômeno que a matéria, a chamada “entropia”, ou perda de energia ou, no caso, de sentido, ao longo do tempo. Depois de explicitar esse conceito, Lewis procura demonstrá-lo a partir do exemplo de várias palavras, numa espécie de “arqueologia” pré-foucaultiana.
The World’s Last Night and Other Essays [Aúltimanoite do mundo e outros ensaios]. New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1960.
Coletânea de ensaios críticos sobre os desafios à fé cristã hoje, tais como a oração, a própria fé, a educação e o fim dos tempos.
A Grief Observed. London: Faber & Faber, 1961. [A anatomia da uma dor, Editora Vida, 2006].
Um relato reflexivo e crítico sobre o sofrimento causado pela dor da perda de sua esposa, Joy, em 1960, três anos antes morte do autor. Trata-se de um grito de dor, comparável ao livro bíblico Lamentações de Jeremias, mas com pano de fundo esperançoso.
An Experiment in Criticism [Uma experiência na crítica].Cambridge: Cambridge University Press, 1961.
Estudo acadêmico sobre a crítica literária de seu tempo, que trata de arte em geral, mas principalmente de literatura. A idéia central é que a boa ou má literatura depende em parte do bom ou mau leitor e de como se tornar um bom leitor e escritor. Você pode vê-lo citado em trabalhos acadêmicos e enciclopédias.
TheyAsked for a Paper [Eles me pediram um artigo]. London: Geoffrey Bles, 1962.
George MacDonald: An Anthology [George MacDonald: umaantologia]. Organizado por C. S. Lewis. Garden City: Doubleday, 1962.
Uma série de ensaios do autor britânico de contos que “batizou” a mente de Lewis. Os textos foram publicados com comentários de C.S. Lewis.
Lettersto Malcolm:ChieflyonPrayer[Cartas para Malcolm: principalmente sobre a oração].* melhor citar o original, como vínhamos fazendo: London: Geoffrey Bles, 1964.
New York: Harcourt Brace, 1963.
Letters to Malcolm.New York: Harvest, 1973.
Última obra, publicada por Lewis em vida. Trata-se de epístolas, dirigidas a um interlocutor fictício, sobre a vida devocional, particularmente sobre a oração. Talvez possa ser lida como uma resposta ao O Futuro de uma Ilusão, uma das últimas obras de Freud. Em: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud [ESB], vol. XXI, Rio de Janeiro: Imago, 1974
de Freud (cartas trocadas com um pastor fictício, tentando provar a inexistência de Deus), mas certamente é uma prova de que Lewis permaneceu firme na fé após a morte de Joy (veja artigo de Gabriele Greggersen “O sentido da oração” em O Evangelho de Nárnia, São Paulo, Vida Nova, 2006).
The DiscardedImage [A imagem descartada]. Cambridge: Cambridge University Press, 1964. Estudo acadêmico que trata do modo como as pessoas viam o mundo nos tempos da Idade Média, a partir de seus reflexos sobre o imaginário e a literatura.
Poems [Poemas]. Organizado por Walter Hooper. New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1964.
Embora Lewis tivesse escrito poesia desde os seus 14 anos, ele nunca as publicou compiladas em vida, exceto pelos dois poemas narrativos (Dymer e Spirits in Bondage), que Muitos, no entanto, acabaram sendo inclusos em suas obras de ficção como The Pilgrim´s Regress [O regresso do peregrino] e Till we have Faces [Até que tenhamos rostos]. Os poemas estão repletos da magia e mistério dos seres mitológicos que revelam o romantismo e a sensibilidade do autor.
SelectedLiteraryEssays[Ensaios literários escolhidos]. Organizado por Walter Hooper. Cambridge: Cambridge University Press, 1966.
Ensaios de crítica literária selecionados por seu ex-secretário.
Letters of C.S. [Cartas de C.S. Lewis].Organizado por W. H. Lewis. New York: HarcourtBraceJovanovich, 1966.
Inclui um texto de memórias
Spenser’sImagesof Life [As imagens da vida em Spenser]. Organizado por Alistair Fowler. Cambridge: Cambridge University Press, 1967.
Obra de crítica literária a respeito do autor.
Letters to an American Lady.Organizado por Clyde S. Kilby. Grand Rapids: Eerdmans, 1967. [Cartas a uma senhora americana, Editora Vida, 2006].
Cartas trocadas com uma amiga sobre tristezas e alegrias cotidianas e como lidar com elas numa perspectiva cristã.
A MindAwake [Uma mente alerta]. London: Geoffrey Bles, 1968.
SelectedLiteraryEssays [Ensaios literários selecionados]. Cambridge: Cambridge University Press, 1969.
Studies in Medieval andRenaissanceLiterature[Estudos de literatura medieval renascentista]. Organizado por Walter Hooper. Cambridge: Cambridge University Press, 1969.
Esta obra traz quatorze ensaios sobre uma grande variedade de assuntos no campo da literatura, incluindo clássicos como Dante, Milton, entre outros.
NarrativePoems[Poemas narrativos]. Organizado por Walter Hooper. London: Geoffrey Bles, 1969.
Coleção de poemas que contam histórias com gosto de mito e ou de romance de cavalaria, e revelam a sua paixão pela Idade Média. Apesar de essa ser a forma de expressão literária que ele afirmou certa vez ser a sua predileta, as únicas quatro que ele escreveu estão reunidas nesse livro. Lewis também confessou para o alívio dos que se decepcionaram com as histórias que ele não tinha muita facilidade em escrever poesia, embora a apreciasse muito.
ScrewtapeProposes a ToastandOtherPieces[O diabo propõe um brinde e outros fragmentos]. London: Collins, 1970.Edições Original: London: Geoffrey Bles, 1942; rpt.,com “Screwtape Proposes a Toast” e novo Prefácio. New York: Macmillan, 1962.
Esse é um adendo a Cartas de um diabo a seu aprendiz (São Paulo: Vozes, 1996); uma sátira complementar que critica o sistema escolar americano, escrita para um dos jornais mais importantes da Grã Bretanha, o SaturdayEvening Post.
God in theDock: EssaysonTheologyandEthics[Deus no banco dos réus: ensaios sobre teologia e ética]. Organizado por Walter Hooper. Grand Rapids: Eerdmans, 1970.
Série de ensaios sobre a mentalidade do seu tempo, incluindo memorandos breves, cartas a editores, entre outros escritos.
Christian Reflections [Reflexõescristãs]. Organizadopor Walter Hooper. Grand Rapids: Eerdmans, 1973.
Christian Reflections.Grand Rapids: Eerdmans, 1967.
Coleção de ensaios de C.S. Lewis que apresentam a perspectiva cristã de temas da atualidade e que continuam relevantes até os dias de hoje. Entre eles: ética, cultura, literatura, religião, música de igreja, o subjetivismo, crítica bíblica e a oração.
OfOther Worlds: EssaysandStories[De outros mundos: ensaios e histórias]. Organizado por Walter Hooper. New York: HarcourtBraceJovanovich, 1975.
Coleção de ensaios de crítica literária dos gêneros de ficção, particularmente infanto-juvenil, ficção científica e um ensaio sobre As crônicas de Nárnia, bem como uma resposta a um outro crítico, seguido de três contos de ficção, cuja autoria foi questionada pela já falecida estudiosa Kathreen Lindskoog.
Fern-SeedandElephantsandOtherEssaysonChristianity[Pó de samambaia e elefantes e outros ensaios sobre o cristianismo]. Organizado por Walter Hooper. New York: Collins/Fountain, 1977.
Coletânea de ensaios sobre o cristianismo.
They Stand Together: The Letters of C. S. Lewis to Arthur Greeves – 1914-1963 [Elesdefendem a mesmaposição: as cartas de C.S. Lewis a Arthur Greeves– 1914-1963]. Organizado por Walter Hooper. New York: Macmillan, 1979.
Coleção de cartas escritas para o amigo que teve na adolescência e cuja amizade durou por toda a vida.
On Stories and Other Essays on Literature [Sobre histórias e outros ensaios de literatura]. New York: HarcourtBraceJovanovich, 1982.
Além das críticas aos gêneros literários que também a aparecem em Of Other Worlds, esse volume contém críticas a autores de ficção famosos como George Orwell, e seus amigos Charles Williams e J. R. R. Tolkien, uma apologia a outra amiga, Dorothy Sayers, e ensaios sobre o fenômeno da perda de sentido na linguagem.
Letters to Children [Cartas a crianças].Organizado por Lyle W. Dorsett e MarjorieLampMead. Edição Original: Collier Books, MacMillian, 1988.
PresentConcerns[Preocupações atuais]. Organizado por Walter Hooper. San Diego: HarcourtBraceJovanovich, 1987.
Coleção de dezenove ensaios breves sobre temas atuais e polêmicos como: o desafio de viver numa era atômica, sexo na literatura, o historicismo, ética, filologia etc., que continuam pungentes nos dias de hoje.
Letters: C. S. Lewis / Don Giovanni Calabria[Cartas: C. S.Lewis / Don Giovanni Calabria]. Organizado e traduzido e por Martin Moynihan. Ann Arbor, Mich.:Servant, 1989.
Cartas enviadas por Lewis ao padre que entrou em contato com ele, após ler Cartas de um diabo a seu aprendiz. Ele era referenciado com honras do papa João Paulo II.
All My Road Before Me: The Diary of C. S. Lewis, 1922-1927. [Toda a estrada a minha frente: o diário de C. S. Lewis, 1922-1927]. Organizado por Walter Hooper. San Diego: HarcourtBraceJovanovich, 1991.
Coletânea de cartas de Lewis coletadas desde antes do início do seu processo de conversão.
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