Fórum
Quase sempre, vemos os artistas como sumos sacerdotes da cultura — nossos gurus — ou como celebridades e bobos da corte. Ao mesmo tempo, esperamos que eles criem coisas de valor quase eterno. No entanto, se os artistas quiserem alcançar sucesso, é preciso aderir à moda e ter apelo comercial.
Ultimato quer saber. Para vender é preciso abrir mão da qualidade e fazer concessões ao mercado? Arte combina com popularidade?
#1 por Fernando Guarany em 9 de novembro de 2010 - 1:39
01:30 da manhã e tenho em mãos o exemplar impresso da minha tradução de A Arte Não Precisa de Justificativa; presente de aniversário de meu amigo Paulo Ritzel (L’Abrarte). O texto traduzido do inglês agora fala comigo novamente, constrangendo-me e edificando-me: “Não precisamos provar nada a nós mesmos, já que a busca por fama e preservação de nosso orgulho pessoal não nos incomodam, pois não precisamos construir nossa própria eternidade.”
Que o Grande Artista, Criador de todas as coisas, possa falar com todos aqueles que lerem essa obra e que as palavras de Rookmaaker traga alento a artistas e não-artistas que procuram viver de maneira agradável a Deus em todas as áreas de suas vidas. Shalom!
#2 por Isaque Oliveira em 16 de novembro de 2010 - 23:32
Amém. Amém. Amém. Amém.Amém.
Eu aprendi na Igreja que Deus está constantimente falando conosco. Seja na Bíblia, seja nas circunstâncias, seja na Igreja(as pessoas). Dentro da segunda situação, escutando uma música de Legião Urbana pensei ouvir a Voz de um Ser Espiritual a Cima de todos nós falando comigo. E eu: que coisa estranha. É uma música do mundo! Coisa mais logica, claro que é do Mundo, mas eu não sabia entender o mundo. Entender que cada canto é obra de uma Obra Maior, que se desenrola no tempo e no espaço até hoje.
Para vender precisa abrir mão ao mercado sim, como vai vender? Mas se liga, a qualidade vai cair!
A arte combina com a popularidade? Deus queira que sim. Que todo mundo aprecie arte, da sua história a produção atual! E faça suas escolhas, amém.
#3 por Francis Abraão em 17 de novembro de 2010 - 13:33
Creio precisa se adequar sim, o que o mercado está dizendo para vender. Prefiro mais os independentes.
Fora que o Jabá acontece até hoje…