Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Minha voz, nossa voz — como ter uma voz saudável

Dia Mundial da voz. Cuide com zelo da voz que Deus lhe deu

Por Priscila Ribeiro

Sempre que conheço alguém e o ouço falar pela primeira vez, sou visitada por sensações e sons que despertam em mim, ora bem estar, ora mal estar. Isto não necessariamente tem a ver se esse alguém é bom ou mau, mas sobre um repertório de vozes que carrego na minha história, construído por boas ou más lembranças que estas vozes geraram em mim.

Voz e vez
A voz tem a capacidade de transcender seu próprio significado, não se resume apenas a um som ou linha melódica ditados pela intenção emocional que trago. Minha voz é responsável, assim como, o meu corpo e minhas palavras, para eu comunicar efetivamente o que penso, sinto e desejo. Emitir voz é uma habilidade presente na maioria das pessoas, mas ter voz é uma condição existencial. Voz para ser, para interagir, para servir, e mesmo sem conseguir emitir um som que seja, ter voz como pessoa que feita à imagem e semelhança de Deus, detém a capacidade de ser voz, inclusive, para a sua geração.

Dia da voz
Há vozes que são usadas profissionalmente e que necessitam de cuidados diários para se manterem responsivas, ressonantes e longevas, evitando os transtornos vocais que prejudicam a qualidade de vida desses profissionais ou mesmo o silenciamento dessa voz.

Com o intuito de conclamar a população para ações que visem à conscientização quanto à importância da saúde da voz em suas várias dimensões, principalmente, para aqueles que a utilizam como instrumento de trabalho, como: os líderes religiosos, professores, cantores, atores, locutores, entre outros, foi criado o Dia Mundial da Voz, celebrado no dia 16 de abril, iniciado em 1999 no Brasil e tornando-se internacional em 2003.



Cuidados

A fonoaudiologia é a ciência que cuida dos distúrbios da comunicação humana e nesta data promove um movimento de transformação no cuidado com a voz, convidando as pessoas a terem mais atenção com este bem que é a nossa voz. Se você sente que faz força para a sua voz sair e/ou sua voz é rouca, você tem chances de ter um problema vocal. Em casos de falhas vocais durante a emissão, dor, ardor ou cansaço vocal, rouquidão persistente por mais de quinze dias, já está na hora de procurar um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo.

Identidade
A voz é uma extensão do indivíduo que a possui, ela o representa e é importante no processo identitário deste indivíduo. Cuide com zelo da voz que Deus lhe deu.

Como ter uma voz saudável
  • Evite tossir ou pigarrear em excesso, pois este hábito promove atrito entre as pregas vocais
  • Evite gritar ou falar por tempo prolongado
  • Beba água em temperatura ambiente ao longo do dia, em pequenos goles, principalmente ao permanecer por muito tempo em ambientes com ar condicionado
  • Procure ingerir maçã com frequência, pois essa fruta tem propriedades adstringentes que agem limpando a boca e faringe
  • Evite falar em ambientes ruidosos ou com música em volume alto para não “competir” com o barulho
  • Se for alérgico, procure não se expor a mudanças bruscas de temperatura respirando pela boca, mas sim pelo nariz, que filtra e umidifica o ar
  • Não consuma café ou chá preto em excesso, pois estes alimentos possuem muita cafeína, ressecando o trato vocal
  • Evite alimentos achocolatados ou derivados do leite, principalmente antes do uso profissional da voz (cantar, atuar, dar aulas, palestras), pois aumentam a secreção espessa no trato vocal
  • Faça repouso vocal durante os intervalos no trabalho e após uso intensivo da voz
  • Não use roupa muito apertada na região da cintura, pois dificulta a respiração diafragmática
>> Confira a entrevista da fonoaudióloga Priscila Ribeiro no Especial Ultimato Dia Mundial da Voz, no Canal da Ultimato no Youtube.
  • Priscila Ribeiro é fonoaudióloga, especialista em voz e comunicação profissional e membro da Igreja Presbiteriana Central de Fortaleza. E-mail: priscilabribeiro@hotmail.com. WhatsApp: (85) 99439-4441.

REVISTA ULTIMATO | GRATIDÃO – “O QUE VOCÊ TEM QUE NÃO TENHA RECEBIDO?”

Nem bens materiais nem espirituais – vida, família, igreja, recursos, formação, reconhecimento do pecado e da necessidade de Deus, fé, dons – são gerados a partir de nós. Em nada temos mérito. Tudo o que temos foi recebido. E a fonte, a inspiração primeira, o doador, é Deus.
O exercício constante de gratidão pela graça de Deus operando em nós transforma a igreja internamente, desdobra-se em outras virtudes e direciona ações para o mundo. Crentes gratos podem fazer a diferença em larga escala.
É disso que trata a matéria de capa da
edição 406 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» Contando e Cantando – Conhecendo as histórias de hinos cristãos, Henriqueta Rosa F. Braga
» Cristo e a Criatividade – Rabiscando na areia, Michael Card

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.