Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Sobre ternura

Estava lendo o livro Tempo e Eternidade, de Rubem Alves, em específico a crônica "Ternura", e me recordei de uma discussão antiga que tive com meu pai, há dois anos. Era domingo e tínhamos acabado de ouvir o sermão de um pastor sobre o mistério da encarnação, ele trouxera uma visão que não havíamos alcançado na época: para Jesus ser homem(humano) foi humilhante. Lembro do espanto que sentimos quando ouvimos isso durante o culto, " Deus se tornar homem, é como um homem se tornar mosca" ele disse calmamente. Eu e meu pai saímos da Igreja (após ouvir o sermão completo, é claro!) completamente indignados.

- Como é que foi humilhante para Cristo se tornar humano, se o homem é a imagem e semelhança de Deus?! - bradou meu pai agitando a cabeça e entrando no carro
- Não faz sentido! Uma heresia completa! Humilhante foi a cruz! Nós parecemos com Deus, Cristo ser parecido conosco, não é o mesmo que um homem virar um inseto. Um inseto não é a imagem de Deus! - falei
- Acho que ele extrapolou hoje!
- É!

Seguimos a viagem e só dois anos depois retornamos a discussão. Após ler a crônica já citada de Rubem Alves, uma parte do texto ficou gravada na minha mente, voltei a falar com meu pai.

- Ele fala que os cristãos sentem ternura quando olham para manjedoura, fala como se a gente fosse abestalhado, num sei...
- Hum!
- O sacrifício de Cristo começou no processo da encarnação, foi difícil para um Deus ser gente...
- Sim.
- Acho que foi até um pouco humilhante...

Meu pai torceu o nariz e sugeriu que abríssemos a Bíblia, falei algumas palavras do texto que queria.

- " E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo (Fp 2:8)". - meu pai fez uma pausa e olhou para mim tranquilo- É, minha filha, não há dúvidas. Aquele pastor estava certo!

Desse processo de reconhecer os nossos erros teológicos surgiu um texto meu chamado "Sobre ternura". Vou deixar aqui embaixo, espero que gostem!

Sobre ternura
Rubem Alves disse que para os cristãos "a imagem suprema da divindade é um nenezinho adormecido", todos olham o seu rosto delicado, sem nem respirar, é muito frágil. Para ele, a ternura é olhar delicado. Aquele amor sem posse, de ficar enamorando. Sofro de ternura. Quero contemplar seu rosto com as mãos, com aquele medo danado de te ferir. Ver você macio, caminhando...Eu não gosto muito de sofrer ternura... Jesus cresceu e tocou as pessoas. Falar de ternura parece deixar Deus distante de mim. Deus, no ventre de Maria, me amou áspero. Essa ternura romântica não tem tanto assim de Deus. Doeu me amar. Doeu me ter. Vejo o Filho indefeso, a me amar num colo, completamente banguela. Ainda olho delicado a manjedoura, mas arranha ver Deus menino. Sobre ternura eu muito sei, quero saber agora do Amor que tudo sofreu para me fazer eterna.
Salvador - BA
Textos publicados: 1 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.