Livros

Livros do Timóteo

Torá Bilíngue King James
Autor: Dr. Tim Carriker & Comitê King James
agosto de 2010: Abba Press, 832 páginas

A Torá é o mais sagrado dos escritos para os judeus e também reconhecido por todos cristãos como o Pentateuco, os primeiros cinco livros da Bíblia. Inclui poesia, prosa, História, milagres e Lei numa cronologia narrativa que abrange milhares de anos. Com a exceção de poucas palavras em aramaico, a Torá foi escrita inteiramente em hebraico. Seu papel é central para as demais partes da Bíblia que pressupõem e se referem aos eventos que são narrados nela. Timóteo fez a diagramação do texto hebraico nas páginas pares e da nova versão em português, King James, nas páginas ímpares. Também escreveu as notas exegéticas ao longo do texto hebraico e outras orientações no início e no final destes primeiros cinco livros do Antigo Testamento.

Compre Aqui!

Proclamando boas novas. Bases sólidas para o evangelismo.
setembro de 2008 pela Editora Palavra, 182 páginas

Este é um livro que procura esclarecer alguns dos fundamentos da teoria do evangelismo. Seu objetivo principal não é de fornecer explícita e simplesmente métodos e técnicas programáticos para o crescimento da igreja. Creio que tais métodos e técnicas sejam absolutamente indispen¬sáveis, e mereçam um volume inteiro à parte. Ao mesmo tempo, métodos e técnicas são limitados na sua aplicação por fatores de geração, região, classe social e econômica, formação escolar e cultura ou nacionalidade. O que é apropriado num lugar e com um povo não tem a mesma repercussão em outro lugar ou entre outro povo. Por isso, embora o estudo de técnicas e metodologias seja importante e necessário (e eu acredito mesmo nisso), a compreensão e elaboração da base teórica e de princípios teológicos aumenta a possibilidade de elaborar ou adaptar novas técnicas e metodologias a situações diferentes. Por isso, o forte enfoque dos ensaios a seguir está na teoria e na teologia do evangelismo. Mesmo assim, uma leitura cuidadosa encontrará muitas idéias práticas ao longo do texto.

O evangelho e a cultura:
Leituras para a antropologia missionária
2008, 212 páginas

Este livro reune 20 ensaios (15 inéditos e mais 5 dos melhores ensaios de Missões e a igreja brasileira. Perspectivas culturais) que tratam das diversas dimensões da comunicação transcultural da fé. Alguns são reflexões mais técnicas, outras são mais populares. Mas todos visam capacitar candidatos ao ministério missionário a terem uma compreensão mais criteriosa da expressão da fé dentro de outras culturas.

Support independent publishing: buy this book on Lulu. Capa dura

Support independent publishing: buy this book on Lulu. Capa brochura

2008: Compre Aqui!

Cartilhas de Grego Coiné e Hebraico Bíblico
2008; 18 páginas

Estas cartilhas reunem paradigmas gramaticais para as duas principais línguas bíblicas, o grego coiné e o hebraico bíblico. Incluem conjugações verbais, declinações de substantivos, vocabulário básico e as regras principais a respeito do uso de conjunções, pronomes, e artigos. Servem tanto para o aprendiz (seminários e estudantes de teologia) quanto para aqueles que queira refrescar a memória. Poderá destacar e palstificar as páginas para carregar na sua pessoa e revisar periodicamente.

Support independent publishing: buy this book on Lulu.

Compre Aqui!

A missão apocalíptica de Paulo
2007: Abba Press, 159 páginas
Prefácio

O presente livro é fruto de incialmente dez anos de pesquisa que culminaram numa tese de doutorado sob a orientação de David Bosch e Arthur Glasser. A pesquisa continuou ao longo dos mais onze anos, sendo publicados alguns capítulos do presente livro em diversas revistas acadêmicas no Brasil. Portanto, a caminhada para chegar no presente texto foi longa e rica. Entretanto, trata de apenas um aspecto da vida de Paulo, sua missão, e por trás desta missão, um só pano de fundo, o apocalipticismo. Há muito mais que pode e deve escrever a respeito deste homem que Deus usou para definir o rosto do cristianismo primitivo que predominou cada vez mais. Mas acredito que tanto a sua missão é central à compreensão de Paulo, quanto o apocalipticismo é fundamental para elucidar melhor tal missão. Eis o motivo deste livro.

…. LEIA MAIS

Compre Aqui!

A visão missionária da Bíblia.
Uma história de amor

2005: Editora Ultimato, 134 páginas

Prefácio

..assim importa que o Filho do Homem seja levantado….Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.14b, 16)

Com o importante líder oficial dos judeus, Nicodemos, Jesus não desperdiçava palavras. De certo modo, não precisava, pois Nicodemos pertencia ao partido religioso, os fariseus, que talvez mais prestigiasse as Escrituras e sabia bem a Palavra de Deus. Não era o caso de Jesus informá-lo, e sim, esclarecer-lhe. Muita coisa Nicodemos sabia, mas o fundamental, ele não conhecia no íntimo. Pelo que Nicodemos sabia, Jesus pôde falar direto com ele e isto Jesus o fez. Chegou logo no xis da questão. Nicodemos, reconhecendo a autoridade de Jesus, queria saber mais, e Jesus não perdeu tempo: para ver o reino de Deus, é necessário nascer de novo!

O caminho missionário de Deus.
Uma teologia bíblica de missões

2005: Palavra (2000: Sepal), 321 páginas

Capítulo 1: Raízes na Bíblia, missão no mundo

O povo de Deus, durante toda a sua história, foi sempre sujeito a crises que ameaçavam sua sobrevivência. Por vezes a crise era externa: uma conquista, um cativeiro ou uma dominação política ou cultural. Em outras ocasiões a crise era interna: o compromisso com outras religiões, ou a negligência de seu dever diante de Deus ou de seu papel entre as nações. Apesar destes perigos e falhas, Deus sempre se manifestou fiel em seu relacionamento especial com o seu povo e realizou seus propósitos para com o mundo fosse a despeito da falha do seu povo ou até em confronto com ele. Somente esta fidelidade de Deus, a sua graça, garantiu a sobrevivência do seu povo ….

Compre Aqui!

Trabalho, Descanso, e Dinheiro.
Uma abordagem bíblica

1997, 2001: Editora Ultimato, 78 páginas

Introdução

Voltem para mim a fim de que tenham vida. Amós 5.4 BLH

Certa vez, um especialista na lei judaica, reparando que Jesus lidava bem as questões teológicas, se dirigiu a ele e perguntou: “De todos os mandamentos, qual é o mais importante?” (Marcos 12.30 NVI; cf. Mateus 22.37 e Lucas 10.27). Na verdade, este tipo de pergunta não era nenhuma novidade. Não era raro os bons rabinos resumirem a lei. Era uma tradição bem antiga, começando no próprio Antigo Testamento. O rabino Simlai, que vivia no século III depois de Cristo, afirmou que nas Escrituras Hebraicas (O Antigo Testamento) havia um total 613 leis, sendo 248 positivas e 365 negativas. Os números possuiam significância simbólica para os judeus, e este rabino famoso dizia que as leis positivas representavam o número de ossos no corpo humano e as 365 leis negativas, o número de dias no ano. Observou que no Salmo 15 todas estas leis foram resumidas em apenas onze características daquele que é digno de morar no templo do Senhor. Além disto, o profeta, em Isaías 33.14-16, reduziu ainda mais as leis a seis qualidades daquele que verdadeiramente anda com Deus. Tais qualidades são restringidas novamente em Miquéias 6.6-8, esta vez a três. De novo, em Isaías 56.1 são limitadas a duas e, em Amós 5.4, finalmente a uma só: “Buscai-me, e vivei” (RA)….

Estudo da carta de Paulo aos Romanos. Revista Vivendo a Fé 17. 2010: Editora Pendão Real.

É uma revista de 16 lições para a Escola Dominical sobre os primeiros oito capítulos da Carta aos Romanos.

Uma segunda revista com mais 16 lições sobre a Carta aos Romanos, capítulos 9-16 será lançada no primeiro semestre de 2011.

Veja o sumáro na figura à esquerda.

As Cartas de Paulo. Revista Vivendo a Fé 14. 2009: Editora Pendão Real. É uma revista de 17 lições para a Escola Dominical sobre:

Cartas de Paulo aos Gálatas:
01 Onde está a saudação legal?
02 Apóstolos também ficam bravos!
03 Discordância na liderança nem sempre é ruim
04 O distintivo da nossa identidade: a cruz
05 Quando a igreja precisa acordar
06 Acertando a nossa teologia
07 A dificílima tarefa de largar os costumes
08 A liberdade guiada pelo amor
09 O serviço sacrificial como medida da liderança autêntica.

Carta de Paulo aos Filipenses
10 Caciques não e sim, servos!
11 O amor sensato
12 As coisas mais importantes
13 A lição que sempre estamos aprendendo
14 A humildade de Cristo encarnada em nós
15 Cuidado com os cachorros
16 Cidadania celestial
17 Vida alegre
18 Contentamento! Força!

Compre Aqui!

As Cartas de Paulo. Revista Vivendo a Fé 9.
2007: Editora Pendão Real

É uma revista de 17 lições para a Escola Dominical que faz um panorama de todas a cartas de Paulo. Apresenta uma breve história de Paulo, das suas viagens missionárias (muito mais que 3!) e uma introdução para cada uma das suas cartas. Também dá as primeiras pistas sobre a situação histórica e cultural de cada carta. Está sendo usando especialmente pelas igreja da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil como pano de fundo duma outra série de lições de Escola Dominical, cada uma também de 17 lições e que focalizar apenas uma das cartas maiores de Paulo ou até três das menores.

compre… AQUI

Missões na Bíblia. Princípios Gerais
1992: Edições Vida Nova

É um livro destinado a todos os cristãos, em linguagem simples, que esboça o assunto de “missões” ao longo das Escrituras Sagradas.

Introdução
Sentado em nossa sala, um jovem engenheiro-agrônomo refletia a respeito de sua vida anterior, quando estudante universitário cristão e zeloso pela evangelização: “Naquela época eu ia e voltava de ônibus da cidade ao campus, e poucos foram os colegas ao meu lado que não ouviram o Evangelho através do meu testemunho. Mas, hoje em dia, sei lá, tenho amadurecido na fé e já não reajo com as pessoas como um recém-convertido…”

Pus-me então a pensar quantos cristãos cometem o mesmo engano relacionando o evangelismo ardente e fiel apenas com os primeiros passos, com entusiasmo do primeiro estágio da vida cristã, que se transforma em seguida num respeitoso silêncio, fruto de um “amadurecimento” na fé. Tal atitude reflete falta de conhecimento da perspectiva bíblica sobre a missão da igreja e sua tarefa evangelística.

Compre Aqui!

Missões e a Igreja Brasileira. em 5 volumes:
Vol. 1: Vocação Missionária
Vol. 2: Perspectivas Históricas
Vol. 3: Perspectivas Teológicas
Vol. 4: Perspectivas Estratégicas
Vol. 5: Perspectivas Culturais

1993: Edições Mundo Cristão

Prefácio

As igrejas evangélicas no Brasil estão passando por uma conscientização da sua responsabilidade e potência para a evangelização mundial. Por isso damos graças a Deus que desperta e capacita. Tudo indica que as igrejas evangélicas brasileiras estão avançando no seu papel junto às igrejas do mundo inteiro no anúncio do reino de Deus, como testemunho entre todas as nações (Mt 24.14). A presente série sobre missões e a igreja brasileira , portanto, precisa ser vista neste contexto de despertamento e surgimento de entidades missionárias — juntas, agências, instituições de treinamento, associações, conferências e consultas….

LIVROS QUE PREFACIEI:

tempo-de-deus-sm.jpgO tempo de Deus. A Bíblia e o futuro.
2004: Editora Ultimato.

Na pressa de aplicar o conteúdo de textos bíblicos considerados apocalíptícos a situações contemporâneas, exposições populares sobre o fim dos tempos raramente levam a sério o contexto histórico e cultural desses textos. Craig Hill não apenas desenvolve esse contexto, como também ilustra tal desenvolvimento por meio de abundantes citações de livros judaicos bíblicos e extrabíblicos.

O autor escreve como historiador. Por um lado, a preocupação fundamental da pesquisa bíblica, ou da exegese, nos seminários e nas universidades, é a história — o que, de fato, aconteceu. Por outro lado, a preocupação da teologia é o sentido — o que significa. As perguntas que a pesquisa bíblica levanta e as respostas que procura, portanto, fazem parte do interesse pela história. O livro levanta perguntas históricas. O significado e a relevância dessas perguntas para a vida da igreja hoje demoram um pouco mais para surgir. Mas, quando surgem, suas bases são mais sólidas e menos especulativas.

Leia mais AQUI
criando-sm.jpg

Criando comunidades do reino. Modelos Neotestamentários da Implantação de Igrejas.
1995: Editora Hagnos & Editora Cristã Unida

Livros sobre a implantação de igrejas não faltam. Os críticos, entretanto, há muito tempo reparam o seu embasamento bíblico fraco e precário. Criando Comunidades do Reino contribui muito para corrigir tal fraqueza.

Percorrendo o Novo Testamento, e com especial atenção ao Livro de Atos, os autores mantêm um constante e criativo diálogo entre os princípios bíblicos e os desafios atuais da implantação e desenvolvimento de igrejas.

Não somente os missiólogos e professores de evangelismo acharão indispensável a leitura deste livro, mas todos os pastores e líderes interessados na penetração dos valores do Reino de Deus em nosso mundo.

Endereços de Editoras dos livros do Timóteo:

Abba Press do Brasil
Rua Manuel A. Medina, 298 – Interlagos
Cep: 04650-031 – São Paulo – SP
Fone/Fax: (11) 5686-7046 – 5686-5058
E-mail: abbapress@abbapress.com.br
Página: www.abbapress.com.br

Editora Mundo Cristão
Rua Antônio Carlos Tacconi, 79
Cidade Dutra
04810-020 São Paulo, SP
Telefones: (0xx11) 566-65011

Editora Palavra (Mercado Evangélico)
CLN 201 Bloco “C” Subsolo
70832-530-Brasília, DF
Telefone: (0xx61) 3326-7883
Email: editorapalavra@opendf.com.br

Editora Pendão Real
Telefones.: (Oxx11) 3257-4847 / 3255-3995
Email: pendaoreal@pendaoreal.com.br

Editora Ultimato
Caixa Postal 53
36570-000 Viçosa, MG
Telefones: (0xx31) 891-3149
E-mail: ultimato@ultimato.com.br

Edições Vida Nova
Rua Antônio Carlos Tacconi, 75
Cidade Dutra
04810-020 São Paulo, SP
Telefones: (0xx11) 566-61911
E-mail: evnsp@uol.com.br

  • #1 escrito por Paulo Sérgio
    há 1 ano atrás

    Tim sou Paulo da ABU Goiania, estudante de Engenharia Elétrica! Estou lendo o seu livro “A visão Missionária na Bíblia – Uma História de Amor” Nossa muito legal! É muito incrível isso de Deus se revelar gradualmente ao longo da história e sempre missionário! Tinha acabado de ler o evangelho de João e notado a ênfase de Jesuse na palavra ‘enviar’! Se tiver mais materiais sobre isso, adoraria recebê-los/ter indicações! Muito obrigado pelo livro! Estou amando! =D

  • #3 escrito por Rafael
    há 1 ano atrás

    Olá Timóteo, sou Rafael de São Caetano, contador e seminarista. Utilizei bastante do seu livro “Missões na Bíblia. Princípios Gerais” para um curso de missões na escola bíblica. Gostaria de saber se você tem algum livro, texto ou estudo para indicar em relação à vocação missionária, deixar o trabalho secular para ir ao campo missionário, como definir para qual campo o missionário vai. Essas e outras questões que passam pela cabeça dos que, assim como eu, sentem-se chamados para ser missionário. Um grande abraço e obrigado pela contribuição que você tem-nos dado.

    • #4 escrito por Timóteo Carriker
      há 1 ano atrás

      Rafael: Existe um volume na série, Missões e a Igreja Brasileira, pela Editora Mundo Cristão, entitulado, “Vocação Missionária”, com diversos estudos. Mas o livro é esgotado e difícil de achar. Algumas destas reflexões foram publicadas em Perspectivas do cristianismo mundial, que poderá procurar…

Current day month ye@r *

Nenhum trackback ainda.