Resolvi dar uma prévia da Bíblia Missionária de Estudo que será lançada pela Sociedade Bíblica do Brasil por ocasião do Congresso Brasileiro de Missões em outubro deste ano. Segue-se uma das reflexões que escrevi:

A natureza do evangelho é que seja divulgado. Não se guarda boas novas para si. Divulga-se em alta voz. No século I quando ainda não existiam os meios eletrônicos de comunicação, isto implica na divulgação verbal, ou ao vivo ou por meio de documentos escritos. E a divulgação maior se fazia por meio de viagens. Por isto, tanto os Evangelhos quanto o Livro de Atos relatam a divulgação do evangelho por meio de viagens. Jesus deixava claro que as suas viagens eram necessárias e vinculava esta necessidade a sua vocação do Pai (Lc 4.43). Por isso, nos Evangelhos, Jesus sempre se encontra em movimento. Sempre se encontra numa viagem. Não se surpreende, portanto, que o evangelho se divulga no Livro de Atos também por meio de viagens.

O Livro de Atos destaca as viagens missionárias de Filipe, Pedro e especialmente Paulo, todos a partir de Jerusalém como previsto pelo Senhor antes da sua assunção (1.8). Filipe partiu para Sebaste, a capital da Samaria (8.4-40).  Sua pregação era acompanhado de grandes sinais que causavam muita admiração e conversões, inclusive Simão, um mágico notório. Depois, Deus o dirigiu para o sul em direção a Gaza onde pregou para o eunuco etíope, um temente a Deus e oficial real que creu e foi batizado. Ainda prossegui para Azoto onde pregou e continuou o seu ministério até Cesareia.

Pedro viajou de Jerusalém até Lida onde curou um paralítico, o que levou muitos na região a crer (8.32-35). Depois, foi para Jafa onde ressuscitou uma mulher da morte (8.36-43). Enquanto Pedro foi hospedado na casa de Simeão, o centurião romano, Cornélio, mandou buscá-lo para ir a Cesareia (cap.10) o que abriu um novo capítulo na evangelização com a inclusão dos gentios.

Mas Paulo batia todos os récordes no Livro de Atos que consta um total de seis viagens, todas a partir de Jerusalém conforme o próprio punho de Paulo (Rm 15.19). Tantos os testemunhos de Paulo no Livro de Atos (22.21; 26.7, 17-18; 28.20.) quanto às suas próprias palavras nas suas cartas (Gl 1.15-16; Rm 15.19-21) ressaltam a significância destas viagens dentro do grande esquema de salvação por Deus dos judeus e dos não-judeus.

As viagens missionárias eram essenciais para a divulgação do evangelho no século I. Hoje ainda exercem um papel importante, mas também temos outros meios de comunicação mais abrangentes, penetrantes, rápidos e econômicos. As viagens missionárias da Bíblia servem de modelo de como devemos explorar com integridade os meios de comunicação a nossa disposição.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *