Semana 62: Lucas 17.3-4

Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe. Se pecar contra você sete vezes num dia e cada vez vier e disser: “Me arrependo”, então perdoe.

Estes versos tratam do “outro lado da moeda”, quando alguém peca contra nós, ao invés dos versículos 1-2 que tratamos na devocional anterior que nos advertem a não pecarmos contra os nossos irmãos. Neste caso de sermos os ofendidos ao invés de quem comete a ofensa, Jesus dá duas orientações para os seus discípulos:

  1. “repreender” (v.3, epitimáō = vencer com uma palavra poderosa, repreender, censurar) esta é a parte que gostamos mesmo que façamos silenciosamente… mas devemos verbalizar a correção
  2. “perdoar” (vv.3-4, afíēmi = liberar, permitir, cancelar as consequências da ofensa). Quantas vezes? Uma ou duas vezes e depois ficar mais “esperto”? Não. Sete vezes (que para um judeu significa “sem limite”). Repreender verbalmente já não é fácil. Perdoar constantemente é mais difícil ainda.

Jesus proíbe categoricamente a cultivação de críticas e raízes de amargura em relação a quem ofende e isto atrás das suas costas. É bom observar que pode ser a falta de perdão que causa o tropeço nos versículos 1-2.

Oração

Pai, perdoe-nos assim como nós perdoamos aqueles que nos ofendem. Em nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *