Semana 39: Lucas 9.61-62

Outro homem disse: — Eu seguirei o senhor, mas primeiro deixe que eu vá me despedir da minha família. Jesus respondeu: — Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus.

Semelhante ao “disposto ingênuo” da penúltima reflexão (vv.57-58), esta pessoa se oferece espontaneamente para seguir Jesus. E semelhante ao “convidado espertinho fujão” da última reflexão (vv.59-60), ele tem uma condição: “mas primeiro deixe que eu vá me despedir da minha família.” Não parece nada demais, não é? Por exemplo, quando Elizeu foi chamado para seguir Elias no Antigo Testamento, ele pediu para beijar o seu pai e a sua mãe, e o pedido foi concedido (1Rs 19.20). Não é o mesmo caso aqui? Parece, mas não é.

No Brasil quando se vai na casa de outra pessoa para fazer uma visita, existem certas expressões de permissão que se fala. Antes de entrar, o visitante tipicamente fala “com licença”. Ao qual o dono da casa fala: “entra, por favor, fique à vontade”.

No Oriente Médio existiam, como ainda existem hoje, certas formalidades entre pais e filhos, mais ou menos como no Brasil rural quando o filho pede a bênção do pai ou do avô. Diante de qualquer decisão importante o filho sempre, sempre, pede permissão do pai. Ao qual o pai, quando cede o pedido, diz, “vai em paz, meu filho”. Os leitores da Bíblia oriundos do Oriente Médio não tem dúvida do que está acontecendo no diálogo entre Jesus e o terceiro candidato ao discipulado. O terceiro candidato está pedindo permissão para expor o seu caso diante do seu pai, certo de que o pai não iria ceder. Por isto eu chamo este candidato dum “falso disposto”, ou um disposto “só para inglês ver”.

Neste caso, a resposta de Jesus é mais severa: “quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus. O arado palestino antigo era segurado pela mão esquerda enquanto a mão direito segurava um aguilhão com uma ponta afiada de ferro para guair o boi teimoso. Era uma técnica que exigia muita atenção e muita destreza. Se olhava para trás enquanto arava a terra fatalmente iria abrir um novo sulco. Por isso, jamias deve olhar para trás quando está arando o campo.

Quem queira seguir Jesus seguirá um sem-teto. Quem queira seguir Jesus não pode ser impedido nem por coisas “boas”, tipo querer arrumar financeiramente a sua vida ou colocar as lealdades da família acima do reino. São palavras duras….talvez mais naquela época quando a igreja ainda não existia que nos recolhe e nutre com os ensinos de Jesus. Duas coisas Jesus nos fala, nós pretendentes do discipulado: segui-lo e anunciar o reino de Deus.

Oração

Amado Pai, que nossas palavras sejam sinceras quando nos colocamos diante de Ti. Sonde os nossos corações e crie em nós um espírito limpo, puro, e justo. Em nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *