Semana 28: Lucas 8.4-15

….Os discípulos de Jesus perguntaram o que ele queria dizer com essa parábola….(v.9)

E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos. (v.15)

Novamente Lucas nos traz um relatório dos ensinos de Jesus sobre a disposição e a indisposição de ouvir e guardar (vv. 12, 15) a “mensagem de Deus” (v.11). Mas esta vez a lição é mais explícita. Leia a passagem toda, versículos 4-15.

Quem são os indispostos? Jesus explica: “são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas” (v.12). Ou são as pessoas que, muito pelo contrário, são bem movidos no coração, porém superficialmente (v.13). Ou ainda há mais uma possibilidade: aqueles distraídos por preocupações da vida, logo sem compromisso, e por isso, o resultado da sua produção deixa muito a desejar (v.14). Falta de coração e fé, falta de profundidade e falta de compromisso.

E as pessoas dispostos, como são? São “aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos.” Repare como as caracterísitcas destas pessoas ajudam a entender as deficiências daquelas. Queres mesmo decifrar os mistérios das Escrituras? Então escutes com coração aberta e guardes o que está escrito. Coração e obediência, eis os principais ingredientes à compreensão das Escrituras conforme Jesus.

Por um lado, este parece um conselho tolo, especialmente pela ênfase no coração. Mas até os neurologistas confirmam que o funcionamento sadio da razão depende da destreza aguda da emoção. Veja especialmente os livros de Antônio Damasio (O Erro de Descartes, 1995; O mistério da consciência, 2000; O Sentimento de Si, 2004; Ao Encontro de Espinosa, 2003; E o Cérebro criou o Homem, 2009; O Livro da Consciência, 2010). Coração maleável é importante, aliás, neurologicamente necessário, segundo Damasio, para o funcionamento sadio da razão.

Oração

Eterno Pai, veja além das nossas máscaras e veja os motivos dos nossos corações, quebranta-nos, e refaça-nos conforme a Tua semelhança. Em nome de Jesus, Amém.

  1. Oi Prof. A Paz do Senhor !!!
    Nos encontramos no STF, e ao abrir o site da ultimato, vi sua foto e lembrei-me de suas aulas, suas reflexões e nossos calorosos debates sobre o Cristo e seus ensinamentos, profundos como “guardar no coração e obedecer”. Não dá pra ser raso com Jesus e o aprofundamento requer tempo aos pés do Mestre, como fez Maria, a irmã de Lázaro. Consequentemente, ela teve um funcionamento sadio da razão dependente da destreza aguda da emoção. Aos pés do Mestre, não há como não se emocionar!!!

    abçs e que Deus continue te usando com sabedoria e emoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>