Semana 20: Lucas 6.47-49

Eu vou mostrar a vocês com quem se parece a pessoa que vem e ouve a minha mensagem e é obediente a ela. Essa pessoa é como um homem que, quando construiu uma casa, cavou bem fundo e pôs o alicerce na rocha. O rio ficou cheio, e as suas águas bateram contra aquela casa; porém ela não se abalou porque havia sido bem construída. Mas quem ouve a minha mensagem e não é obediente a ela é como o homem que construiu uma casa na terra, sem alicerce. Quando a água bateu contra aquela casa, ela caiu logo e ficou totalmente destruída.

Gosto muito de onde eu moro, Florianópolis. Mas tem um problema. Moramos numa região arenosa, pois é praia. Talvez você já sabe onde estou querendo chegar, afinal quem já não ouviu uma reflexão ou cantou a musiquinha sobre a construção da sua casa na areia? Mas esta vez a lição é um pouquinho diferente. Nada se fala de areia nos versículos acima! A versão que fala de areia se encontra em Mateus 7.24-27 (o mesmo evento lembrado de maneira ligeiramente diferente ou duas vezes que Jesus falou essencialmente a mesma coisa mas de modo ligeiramente diferente?).

Ambas as passagens falam da importância de construir as nossas vidas em fundamentos sólidos, mas em Mateus não se fala de cavar fundo até a rocha e em Lucas não se fala do oposto em termos de construir em cima de areia. Eu pelo menos, sempre imaginava uma rocha exposta quando lia Mateus, embora Mateus não diga isso. Mas em Lucas não é preciso advinhar, a ideia é explicitamente cavar fundo. Vou ter que fazer uma reforma na minha casa e o arquiteto que está me ajudando me disse, “Timóteo, vamos ter que cavar fundo para conseguir um fundamento sólido. Qual é a lição? Algo me ocorreu que não me ocorreu antes…

Sim, vou ter que cavar fundo. Vou precisar me preparar e esforçar, mas o interessante é que o fundamento em si não aparece (diferente da minha leitura de Mateus). Pelo menos não aparece diretamente. Estou no ministério há 43 anos. E durante os últimos 30 anos meu trabalho é preparar outros para o ministério, especialmente para o ministério missionário. Por isso, acabo observando, obrigatoriamente, os fundamentos dos candidatos ao ministério, e também observo o ministério que as pessoas constroem. Para alguns, não quero dizer a maioria ou não porque não quero e nem posso julgar, mas algumas se preocupam em deixar os seus ministérios bem visíveis. Isto ocorre de diversas maneiras superficiais ou não. ãs vez é a maneira de se vestir. ãs vezes é a maneira que se apresentam. Às vezes são as exigências que se fazem que os outros concordem ou apoiem em tudo que fazem. Às vezes é a insistência de sempre estar “à frente” ou pelas referências constantes a si mesmo. Acho que você sabe que quero dizer.

Jesus não era nada assim e falava muito a respeito da postura humilde que devemos assumir diante de Deus e diante do próximo. Jesus disse que obedecê-lo é como a construção de um fundamento bem baixo em cima de rocha. O fundamento em si não se vê, mas o resultado e a sua firmeza, sim.

Oração

Pai bondoso, ensina-nos a construir as nossas vidas acima da Tua Palavra e não nos sucibir à tentação tão comum de “aparecer”. Em nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *