Semana 5: Lucas 2.20a

Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto. (NTLH)

Os pastores tiveram um experiência inesquecível: o anúncio por anjos, primeiro um e depois uma multidão ao vivo e em cores, da chegada do muito esperado rei dos judeus! Claro que deu medo (2.9, compare 1.12, 30 e 65, quem diz que o encontro com Deus é coisa de paz e gozo apenas, nunca se colocou mesmo diante do Eterno). Mas também era magnífico, inclusive com direito a entrada para um show do coro celestial (2.14). Mas quem eram estes pastores?

Durante o ministério do messias, Deus revelou a sua mensagem principalmente para os humildes e destituídos (6.20-26; 10.21-24). Não nos surpreende, então, que o anúncio do nascimento do messias é feito para simples pastores. No período de Jesus, diferente de quando Salmo 23 foi escrito, os pastores eram desprezados como curtidores de couro, açougueiros, e quem cuidava dos burros e dos camelos. Eram considerados desonrosos porque passavam as noites fora de casa e assim, não podiam proteger as suas esposas. Também eram vistos como ladrões porque deixavam as ovelhas pastarem na propriedade dos outros. Mas o Deus poderoso anúnciou a chegada do messias a esta raça. Este detalhe é muito importante no relato por Lucas.

Então, os pastores foram depressa (2.16) e contaram tudo que aconteceu (2.17). Nós, por sinal, devemos fazer o mesmo. Mas o que me intriga é o que aconteceu depois e que o versículo acima registra. Voltaram ao seu serviço! Imagine! Como poderiam voltar trabalhar depois de uma experiência destas! Mas é exatamente isto que aconteceu e que nós também devemos fazer: voltar para os nossos trabalhos, transformados e cantando!

Oração

Precioso Deus. Quão maravilhoso este anúncio! Que desafiador a incumbência de levá-lo de volta ao lugar do nosso trabalho. Conceda-nos uma nova canção para encher os nossos corações de alegria enquanto trabalhamos. Em nome de Jesus. Amém.

  1. Graça e paz!
    O Senhor tem me ensinado nestes últimos dias que o trabalho além de ser uma benção é também uma forma de cooperar com a obra do Criador. Esta reflexão veio fortalecer em mim o que Deus tem me mostrado.
    Obrigado.
    Deus te abençoe.
    Luiz LF Neto
    Carnaubais/RN

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *