Depois disso, Jó ainda viveu cento e quarenta anos, o bastante para ver netos e bisnetos. E morreu bem velho. (NTLH)

Reflexão

Chegamos no final de Jó e no final do ano ano de meditações. Sinceramente, eu achava que não ia dar 52 meditações! Mas que livro cheio de lições. E que livro cheio de dores. Que bom que terminou tão bem. Sinal de abençoado por Deus: os filhos os bens e a sua longa vida: 140 anos, o suficiente para ver netos e bisnetos, e lembra… duma nova leva de filhos e filhas pois os primeiros morreram, igual nos fala o Salmo 128.6.

No fim, Jó foi vindicado. E foi vindicado por Deus. É possível tirar uma conclusão de tudo isto? Creio que sim. Algo como:

Pois o SENHOR dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem, porém o fim dos maus são a desgraça e a morte. (Salmo 1.6)

Este é o Deus Criador que servimos, o Deus que cuida de nós mesmo quando pareça bem distante e até ausente. Deus cuida do justo. Jó tinha razão de não dar ouvidos para a sua esposa que queria que ele amaldiçoasse Deus (Jó 2.9). Certo que Jó resmungou, reclamou, se chateou e quis mesmo “chutar o balde”. Mas não chutou e quando Deus finalmente fala com ele, Jó baixa bem a bola e se entrega a Deus.

Que nós pudessémos fazer igual!

Oração

Altíssimo Deus. Graças ti damos pela tua misericórdia e pelo teu cuidado de nós. Em Cristo Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *