O SENHOR abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira. (NTLH)

Reflexão

Deus não nos trata da mesma maneira sempre. O versículo acima diz que abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira. A nossa noção doutrinária da imutabilidade de Deus nos leva a conclusões equivocadas. Leva-nos a pensar que Deus sempre tem que nos tratar da mesma forma como tem que tratar todas as pessoas de maneira igual (como base, a gente costuma citar: “Deus não faz acepção de pessoas”). Mas o testemunho bíblico não confirma nenhuma destas duas conclusões. A imutabilidade de Deus, a sua constância, se refere a seu carácter, não à sua reação conforme as circunstâncias (estas últimas que nunca sabemos por completo). Ou seja, Deus é sempre justo, mas conforme as circunstâncias e coisas que jamais saberemos necessariamente, às vezes a sua justiça se expressa como compaixão e misericórdia e às vezes se expressa em termos de julgamento e castigo.

Por isto mesmo (e por outros motivos além da nossa visão) passamos períodos da vida quando experimentamos mais ou menos a bênção de Deus sobre as nossas vidas. O que poderemos ter certeza é que “Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1.6). E por isso, como o apóstolo Paulo, e quem sabe, também eventualmente Jó, podemos concluir:

Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. (Filipenses 4.12-13 NTLH)

Citar estas passagens não é difícil. Vivê-las é tão difícil para mim que é para você.

Oração

Bondoso Pai. Não é nada fácil confiar em Ti quando as circunstâncias não parecem promissoras. Preferimos um caminho mais fácil para crescer, amadurece, aprender. Mas ajuda MUITO saber que teu caminho para nós é melhor que o nosso. Muito obrigado por cuidar tanto da gente. Em nome de Cristo Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *