Então, do meio da tempestade, Deus respondeu a Jó assim:

“Mostre agora que é valente e responda às perguntas que lhe vou fazer. Será que você está querendo provar que sou injusto, que eu sou culpado, e você é inocente? Será que a sua força pode ser comparada com a minha? Será que você pode trovejar com voz tão forte como eu?

….Olhe para o monstro Beemote, que eu criei, como também criei você. Ele come capim como o boi, mas veja quanta força tem e como são poderosos os seus músculos!

….E, quanto ao monstro Leviatã, será que você pode pescá-lo com um anzol ou amarrar a sua língua com uma corda?”

Reflexão

leviatã

beemote

Lendo esta parte de Jó me lembra dos gibis! Especialmente Conan que sempre estava lutando contra os piores monstros. Leviatã era um enorme e terrível monstro dos mares e Beemote da terra. O exagero das ilustrações aumenta mais ainda a imaginação.

E é basicamente isto que Deus faz com Jó. Como se Ele falasse: “Jó, considere o monstro mais terrível que consegue imaginar. Quem, você acha, criou estes monstros? E quem é capaz de dominá-los. Será que realmente entende com quem está falando?”

E esta é a segunda fala de Deus com Jó. A primeira também o deixou muito sem graça. E os pormenores desta segunda resposta surtem o mesmo efeito.

Enfim, quem somos nós diante do Criador dos céus e da terra, das coisas mais belas e das coisas mais terríveis que se pode imaginar?

É quem devemos não só amar como também temer. É quem diante de quem somente podemos nos prostrar e se humilhar. É quem é capaz de transformar as nossas piores situações em sonhos… e vice versa! É quem para quem prestamos culto.

Oração

Grande és, Deus Criador. Grande és, Eterno Pai. Digno és de todo o nosso louvor e honra. Magnífico és em toda a terra e acima de todos os céus. Amém.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *