Então o SENHOR disse:

“Jó, você desafiou a mim, o Deus Todo-Poderoso. Vai desistir ou vai me dar uma resposta?”

Então, em resposta ao SENHOR, Jó disse:

“Eu não valho nada; que posso responder? Prefiro ficar calado. Já falei mais do que devia e agora não tenho nada para dizer.”

Reflexão

Deus deu uma dura lição para Jó. Chegou até a tirar sarra de Jó ao fazer perguntas feitas só para colocá-lo no seu lugar, do tipo: “Sim, você deve saber, pois é bem idoso e já havia nascido quando o mundo foi criado…” (38.21) ou “Você conhece as leis que governam o céu e sabe como devem ser aplicadas na terra?” (38.33). Depois de muito silêncio (capítulos 1-37), Deus respondeu a Jó, e respondeu nos capítulos 38 e 39 com 32 perguntas. A pergunta acima resume todas as outras, efetivamente: “e agora Jó, o que você tem para me dizer?”

A resposta de Jó é a única possível quando se dá cara-a-cara com Deus: “Eu não valho nada; que posso responder?” Isto me lembro da reação do profeta Isaías, quando se dava cara-a-cara com Deus em Isaías 6: “Ai de mim! Estou perdido!” (v.5). Tal postura de Isaías e de Jó é a única possível diante da presença poderosa de Deus e tal contrição absoluta sempre serve de preparação para uma nova fase de auto-conhecimento e percepção de missão neste mundo.

Oração

Poderoso Deus, diante de ti não temos palavras. Queremos apenas ouvir e assim, caminhar na direção do teus proósitos para e através de nós. Em Cristo Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *