Eu procuro no Leste, mas Deus não está ali; e não o encontro no Oeste.
E também não o vejo quando age no Norte ou se esconde no Sul.
Mas Deus conhece cada um dos meus passos; se ele me puser à prova, verá que sairei puro como o ouro.
Eu sigo o caminho que ele me mostra e nunca me desvio para lado nenhum.
Obedeço aos mandamentos de Deus; sempre faço a sua vontade e não a minha.

Reflexão

É muito difícil, até impossível, não admirar Jó. Apanhou para valer… e sem culpa nenhuma. Perdeu familiares, bens, saúde e apoio da esposa e dos amigos. Os amigos não entenderam a sua situação e passaram sal no ferido o acusando de alguma perversidade mas ele não era culpado. Quanto desânimo! E nisto tudo, Jó se sentia cada vez mais perplexo, cada vez menos próximo de Deus, o “bem maior” que sobrava da sua vida. Entretanto, e mesmo muitíssimo desanimado, não desistiu. Conforme os versos acima, procurava Deus em toda parte, e não o encontrou. Mesmo assim, ele afirmou, “eu sigo o caminho que ele me mostra e nunca me desvio para lado nenhum. Obedeço aos mandamentos de Deus; sempre faço a sua vontade e não a minha” (vv.11-12). Quanta resolução frente ao desânimo. Eu queria ser como Jó, mas lógico, sem passar por aquilo que ele passou. Quem quer passar por isso, afinal?

Neste domingo, meu amigo Paulinho, psicólogo e líder de louvor na nossa igreja local, pregou uma mensagem com base em 2 Coríntios 4.16-18. O versículo 16 diz, “Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia.” Esclareceu que a palavra traduzida como “desanimar” não é tanto a ideia de perder a empolgação emocional quanto a ideia de perder a motivação. Distinção brilhante! Jó estava sim, desanimado. Mas não perdeu a motivação. Sabia quem era e quem permanecerá a ser o alvo da sua vida…o próprio Criador, mesmo em face de aparente distância.

Ainda estou mastigando estas palavras.

Eu queria ser como Jó.

Oração

Pai amado e misericordioso, venha ao nosso encontro. Não se afaste de nós. Não me afasto de Ti e não me afastarei, pela tua graça e pelo poder do Teu Espírito em mim. Quero, Senhor, a resolução de Jó, a determinação e a garra que me acompanha quando passo por dificuldades. Em nome do Teu filho amado, Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *