[Jó]

Será que vocês não têm conversado com pessoas que viajam? Vocês não têm ouvido as suas histórias? Essas pessoas dizem que, quando Deus fica irado e castiga, o homem mau sempre escapa.

Reflexão

Este é o final da resposta de Jó para Zofar. Em si é uma observação importante. Além disto, representa um princípio crucial de interpretação dos caminhos de Deus.

A observação é simplesmente isto: “prestem atenção, olhem ao seu redor, examinem os fatos, informem-se”. Tudo isto resumidamente é o procedimento científico de observar, estudar, examinar, e testar as suas hipóteses antes de chegar a conclusões. A recomendação de “conversar com pessoas que viajam”  significa se informar com pessoas com experiências mais amplas e hoje inclui tanto a seleção de boas leituras de livros, revistas e periódicos quanto a informação por boas fontes de reportagem de televisão, jornais e internet. Mas o resultado é o mesmo que Jó dizia e o aviso é sério: até onde tiramos as nossas conclusões sobre coisas espirituais ou a maneira que nosso mundo funciona de elementos do mundo religioso (pessoas religiosas ou escritos religiosos) que poderão aqui e ali ser equivocos? Tais conclusões batem com a realidade?

Isto nos leva a considerar o princípio em si de nos informarmos de fontes que não sejam restritamente a Bíblia. Veja bem, a afirmação que as Escrituras Sagaradas são plenamente inspiradas e portanto autoridade divina para as nossas vidas não significa que vamos entendê-la sempre corretamente. Óbvio que não. Por isso é sempre apropriado perguntar: as minhas conclusões sobre a maneira que Deus age na minha vida e no mundo são bem fundamentadas mesmo na Palavra de Deus? De modo abrangente ou esporático e inconcluso? As observações que faço do mundo ao meu redor conferem? E se não, não seria melhor examinar novamente as Escrituras?

Oração

Pai querido, é muito fácil a gente tirar conclusões equivocadas de como tu ages nas nossas vidas, e ainda como os amigos de Jó, passar maus conselhos para os outros. Ajude-nos a discernir da tua Palavra e das sitações concretas ao nosso redor a tua vontade para as nossas vidas. No grandioso nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *