[Zofar:]

Quem é mau não terá o prazer de tomar leite e mel, que correm como rios. (Jó 20.17)

[Jó:]

Os maus têm sempre do bom e do melhor e morrem em paz, sem sofrimento. (Jó 21.7)

Reflexão

As duas perspectivas acima são antagônicas. Alias, praticamente toda a fala de Jó no capítulo 21 é uma contrariante da fala de Zofar no capítulo 20. Isto nos apresenta uma série de desafios sobre a maneira que tratamos e interpretamos as Escrituras. Consideremos alguns deles…

Por exemplo, quem tem a razão, Jó ou Zofar? Qual dos dois faz a leitura correta da justiça de Deus e da prosperidade dos maus? A ótica de Zofar é aquela que soa bem aos novos ouvidos e muitas pessoas assumem a visão de Zofar em relação ao bem e ao mal. Óbvio, pensamos, Deus castiga os maus e faz os bons prosperarem. E, de fato, muitos acreditam como Zofar, inclusive pregadores notórios que conquistam a simpatia de muitos. Mas o que dizer da perspectiva de Jó e da sua leitura contrária de Zofar?

Como conhecedores do desdobrar dos eventos desde o início, diferente dos amigos de Zofar, não temos saída. Sabemos que Jó não havia cometido nenhum mal. Logo a perspectiva de Jó está “correta”? Mais ou menos, pois o que dizer de Jó 21.17, por exemplo? O que diremos? Sim, de grosso modo, Jó está mais certo que os seus amigos, inclusive na sua triste conclusão de que os maus frequentemente não sofrem e aproveitam bem desta vida…pelo menos enquanto nesta vida.

Meu ponto é que, ao ler Jó, somos forçados a abandonar uma leitura simplista da Palavra de Deus. Somos forçados a prestar atenção ao contexto. Somos forçados a entender as motivações e as possíveis mas leituras das personagens cujas palavras se consagram como parte das Escrituras Sagradas.

Na verdade isto não deveria ser difícil a entender. Afinal, as palavras do diabo também são registradas na Bíblia e n ão por isto consideramo-nas com orientação divina a ser seguida. Não. É o registro divino da perspectiva que não devemos seguir. Pois Deus quer que saibamos distinguir, dentro da sua Palavra, quais as orientações que realmente são suas e quais são as equivocadas.

Oração

Pai amado, com é bom termos as Sagradas Escrituras. Ensina-nos e lê-las com ouvidos atentos para discernir a Tua voz e aplicá-la apropriadamente à nossa vida. Em nome de Cristo Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *