Bildade (amigo de Jó):

Deixe que os nossos antepassados falem a você e o ensinem. Da sua experiência eles dirão isto: ‘Será que a taboa pode crescer fora do brejo ou o junco viver sem água? Verdes ainda e mesmo sem serem cortados, eles secam antes das outras ervas. Assim acontece com os que esquecem de Deus; assim dá em nada a esperança dos maus….’

Reflexão

Quero chamar atenção para o mesmo texto da semana passada…algo que nem mencionamos e às vezes passa despercebido. Os amigos de Jó e o próprio Jó, como é típico de tantas outras pessoas na Bíblia, facilmente recorrem para exemplos da criação (popularmente se fala “natureza”, mas “criação” é o termo bíblico). Na passagens acima e nos versículos imediatamente depois, Bildade procura argumentar por meio de analogias com a criação. De certo modo, isto era mais fácil e até mais normal para pessoas criadas no campo, isto é, em ambientes rurais. Mas esta observação não diminui a importância do uso corrente na Bíblia de analogias com a criação.

É importante porque revela um pressuposto da cosmovisão ou dos valores da Bíblia e das suas personagens. O pressuposto é que tais analogias podem ser feitas por uma motivo simples: Deus é o criador tanto do mundo dos seres humanos quanto do resto da criação. Aliás, os dois não são dois mundos criados por Deus, mas ambos pertencem ao mesmo mundo. Até aqui, para a maioria que lê estas devocionais, estou falando o óbvio e bem-conhecido. Tudo bem, mas quero deixar um desafio…especialmente para nós cristãos, mordomos da criação e preocupados em ser servos responsáveis nesta área também: por que a gente, gente grandemente urbana, não procura falar mais a linguagem da criação, isto é, conscientemente fazer as nossas analogias de “espiritualdade” e amadurecimento na fé, buscando e usando analogias da criação? Assim, estaríamos ressaltando tanto a sua origem (de Deus) quanto ao nosso íntimo vínculo a ela. E quem sabe, desta forma contribuiremos ao seu resgate eventual…como o passarinho que cuida do seu ninho.

Oração

Majestoso Criador, graças te damos pelo maravelhoso lugar que nos deu dentro da sua criação. Afine a nossa mente para compreender e comunicar os teus caminhos que manifestas por meio daquilo que criaste. Em nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *