Tenho, pois, motivo de gloriar-me em Cristo Jesus nas coisas concernentes a Deus. Porque não ousarei discorrer sobre coisa alguma, senão sobre aquelas que Cristo fez por meu intermédio, para conduzir os gentios à obediência, por palavra e por obras, por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo; de maneira que, desde Jerusalém e circunvizinhanças até ao Ilírico, tenho divulgado o evangelho de Cristo… (Revista e Atualizada)

Reflexão

Já começando a concluir esta grande carta, Paulo consegue olhar para trás, avaliar uma boa carreira de apóstolo que incluía as viagens missionárias mencionadas em Atos (e ainda continuará o seu ministério em Creta para a ilha de Creta, e possivelmente de volta para Éfeso, a Macedônia e novamente para Roma perante o tribunal). Ele estava sempre ocupado com o serviço do Senhor e com certa (justa) satisfação afirma: “tenho motivo para gloriar-me em Cristo…” Isto é, tem boa razão para “orgulhar-se”. Na verdade esta é a palavra que ele usa, mas que os tradutores preferem traduzir mas “consagradamente” como “gloriar-se”.

Chegando no final de 2.010, espero que você pode dizer algo semelhante. Sei que a equipe da Rocha viagou e trabalhou um bocado e conseguiu divulgar muito novas boas (evangelho) centralizadas em Jesus. Graças a Deus!

Um detalhe…não é interessante a maneira como Paulo se expressa: “nas coisas concernentes a Deus” e “não ousarei discorrer sobre coisa alguma, senão sobre aquelas coisas que Cristo fez por meu intermédio…”. Paulo sabia se gabar nas coisas certas, não assumindo para si o elogio e o merecimento.

Orgulhamos sim. Mas orgulhamos naquilo que Deus faz por meio da gente.

Oração

Querido Pai, Queremos Te agradecer por usar-nos como seus instrumentos. Queremos agradecer-Te, pois pelo Teu Espírito, podemos partilhar maravilhas. Em nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *