Dêem bom acolhimento àquele que é fraco na sua fé, sem discutir com ele sobre as suas opiniões…. Por isso deixemos de nos criticar uns aos outros. Tomem antes a decisão de não fazer nada que leve os outros a tropeçar ou a cair no pecado. (Sociedade Bíblica de Portugal)

Reflexão

Não é fácil falar sobre a responsabilidade socioambiental…especialmente duma perspectiva cristã. Muitos simplesmente não entendem. Ou acham que não é assunto de crente…mesmo que nunca falem assim. Já teve esta impressão? Pois é. Isto se chama síndrome de mais forte e Paulo tem um bom conselho acima para nós. Vamos resumir de modo bem simples:

Primeiro: acolhemos as pessoas. Sejamos corteses, agradáveis. Deixemos as pessoas se sentirem em casa conosco.

Segundo: não discutimos. Discutir nunca adianta pois quando se discute, cada um tenta se impor. E quando discutimos somos ouvidos como transmissores de opiniões, não de fatos. Se discutir é se impor, imposição não realiza mudança interior. E o empenho socioambiental exige uma mudança interior.

Terceiro: não critiquemos. Criticar inferioriza o outro e assim também não realizamos mudanças. Além disto, ao inferiorizarmos o outro deixamos de ser corrigidos por ele. E deixar de aprender e se corrigir nunca é bom, ao longo prazo, certo?

Portanto, as palavras de Paulo são muito simples e práticas…muito apropriadas para nós. Não acha?

Oração

Pai amado. Inunde-nos com o Teu Espírito para que pareçamos mais com Cristo e acolhamos uns aos outros como Ele nos acolheu. Em nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *