…ho?n

Reflexão

Quantas pessoas já ouviram um estudo bíblico de Romanos 12.1-2? Certamente o pessoal da ABU bastante. Mas já acertou a segunda palavra do versículo em grego, ho?n? Ela significa “então”, “portanto”, “consequentemente”. É uma conjunção, o que significa que liga a parte anterior à posterior. E a parte anterior é aquela doxologia que vimos na semana passada. Quase ninguém repara esta observação básica e essencial. Não, todos estão com pressa para dizer ou que a gente deve se comportar bem (“apresentar o nosso corpo como sacrífio vivo”) ou que Deus quer que a gente use a nossa cabeça (“renovação da nossa mente”). Alías, são dois bons conselhos. Mas o que isso tem a ver com a doxologia anterior, que por sua vez conclue a observação anterior a isto a respeito da misericórida de Deus para gentios e judeus (11.30-32, veja a mesma palavra “misericórdia também em 12.1!)?

Na verdade a interpretação de Romanos nunca foi fácil para ninguém…literalmente. Não porque a carta é demasiadamente complicada ou exageradamente densa em teologia. Mas simplesmente porque nesta carta, mais do que nas suas outras cartas, Paulo gasta vários capítulos para dizer uma só coisa. Logo, o leitor precisa prestar muita atenção e sempre toda a carta em mente. Por exemplo….

Paulo traça o plano glorioso de redimir gentios como gentios e judeus como judeus por meio da fé e através de Cristo Jesus em Romanos 1-8. Romanos 9-11 expande o assunto para pensa em todos as naçõe sgentílicas e no povo judeu. É um plano glorioso cujo enredo central é a misericórdia (graça) de Deus. Em Romanos 12-14, Paulo elabora as implicações “práticas” disto na vida dos crentes. Logo, Romanos 12.1-2 é a transição do “plano glorioso de Deus” para a “vida prática do crente”. Aqui Paulo esta dizendo que, diante deste plano de Deus (cap.s 9-11) que faz parte do plano maior de redimir a criação toda (cap.8, compare 11.36), nós devemos tomar a iniciativa nesta redenção por oferecer os nossos próprios corpos (nossa parte pessoal da criação) de tal forma que glorifica Deus e isto, por sua vez, envolve uma nova perspectiva (esta seria uma tradução melhor de “renovação da nossa mente”). Nós temos que mudar de atitude em relação a criação toda, começando em nós, pelos nossos corpos, e por implicação, a maneira como nos relacionamos com o nosso próximo (o assunto de capítulos 12-14).

Oração

Pai, transforme a nossa maneira de pensar para que ajamos, nestes corpos que fazendo parte da sua criação, de modo que Tú sejas glorifiado. Em nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *