Porque a Lei encontra seu propósito final em Cristo. Ele possibilita a vida justa para todos que põem a sua fé nele. (tradução minha)

Reflexão

Ao pé da letra o versículo acima diz: “porque o fim da Lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê”. A nossa tradução interpreta o significado. A chave é a palavra telos, traduzida literalmente como “fim”. A idéia é de “fim” no sentido de “projeção”, a projeção visual (televisão), a projeção de som (telefone) e a projeção de palavras escritas (telegrafia). A expressão é o cerne do argumento de Paulo para os primeiros onze capítulos desta carta densa de reflexão teológica.

Mas nós já ouvimos tantas vezes, “Cristo é o fim da Lei”, que corremos o perigo de não ouvir mais a sua natureza tão radical. Tanto que boa parte do mundo evangélico brasileiro não ouve. Prefere uma teologia mais “fácil” de controlar e comunicar: uma teologia da lei. Tudo bem que não exigimos a circuncisão dos nossos membros. Também, depois de Paulo, como poderíamos? Por outro lado, exigimos a entrega do dízimo (no Novo Testamento ele é recomendado apenas para os fariseus…e com qualificações); tratamos o salão de culto como se fosse ainda “templo”, isto é, sagrado; pelo uso de títulos (apesar da proibição explícita por Jesus) tratamos os pastores como uma classe especial; exigimos a observação do sábado (apesar das qualificações por Jesus e a sua não observância na igreja primitiva); e tratamos o Israel como uma questão de etnia e nacionalidade apesar do ensino claro de Romanos 9, Gálatas 6 e outras passagens. Enfim, comportamo-nos muito mais como se Cristo não estivesse vindo e inaugurado a era do Espírito nos nossos corações e nas nossas igrejas.

Bem, devocional não é lugar de elaborações teológicas. Apenas quero ressaltar a mesma observação da semana passada. Jesus é a nossa rocha. Não há outra. Isto significa que toda a fé cristã caminha para ele e por meio dele. Isto se refere tanto às nossas vidas pessoais, quanto às nossas igrejas, quanto às nossas instituições cristãs. Se a condensação da teologia de Paulo, “Cristo é o fim da Lei” fosse tão óbvia, porque não vivemos dia a dia pela graça de Deus e guiados pelo seu Espírito? Onde está a graça na tua vida? Na minha vida? Na nossa igreja? Nas nossas organizações?

Oração

Pai, ajude-nos a enxergar onde ainda estamos cegos, pela manifestação maior do Teu governo aqui entre nós. Em nome de Jesus.  Amém.

  1. Olá Timóteo!
    Acompanho desde o início suas eco-devocionais e confesso que tenho aprendido muito. Essa de número 36 foi espetacular! Gostaria de mais algumas explicações, se possível, referente à entrega de dízimo no Novo Testamento, tais como mais passagens bíblicas.
    Percebo que a maioria das igrejas ainda vive mesmo debaixo da Lei…
    Abraços
    Vânia.

  2. Olá Timóteo!
    Comprei seu livro “Trabalho, Descanso e Dinheiro” e já o li. Muito bom! Muito esclarecedor! Meu marido o leu e gostou também. Nunca tinha lido algo tão claro e simples como esse livro! Realmente, Jesus cumpriu toda a Lei de um modo definitivo, inclusive em relação ao dízimo e às ofertas.
    Que o Senhor continue a abençoá-lo.
    Abraços,
    Vânia.

  3. Caro Timóteo
    Paulo nos diz que todos os que são da fé são filhos de Abraão, se Levi que era seu bisneto(e todas as outras tribos) pagou os dízimos estando ainda nos lombos de Abrão à Melquizedeque que é sacerdote do Deus eterno, e que Jesus é sacerdote para sempre segundo essa mesma ordem, o dízimo deve ser, não pago, mas devolvido à casa do Senhor (denominação realmente cristã, para manutenção dos verdadeiros servos que pregam o Evangelho), para que haja mantimento (Palavra viva e verdadeira ministrada) na casa do Senhor.
    Peço que à luz da Palavra de Deus e da inspiração do Espírito Santo, faça um estudo sobre o que escrevi.
    Apenas para lembrar: Dízimo não é Mandamento, não é Lei, não é Ordenança, Dízimo é simplesmente Princípio Bíblico.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *