O que vamos dizer, então? Vamos dizer isto: os não-judeus, que não procuravam ser aceitos por Deus, foram aceitos por meio da fé. Porém o povo de Israel, que procurava uma lei para ser aceito por Deus, não encontrou o que estava procurando. E por que não? Porque eles procuravam alcançar isso por meio das suas ações e não por meio da fé. Eles tropeçaram na “pedra de tropeço”,… (NTLH)

Reflexão

Nestes três versículos, Paulo resume as suas observações feitas nos primeiros 8 capítulos da carta. Ele faz isto para ilustrar o “dilema” atual dos judeus, que não queriam crer. Mas não é difícil ver como estas observações se aplicam a nós também que, às vezes, achamos que as nossas ações vão nos alcançar o favor de Deus.

Ora, quase todas estas devocionais tem apelado para o nosso engajamento, a nossa ação, nos desafios deste mundo. É a nossa missão. E acredito que seja a vontade de Deus para as nossas vidas. Entretanto, a vida de fé sempre exige mais. Certamente exige ação. Tiago que o diga. Mas exige mais (não menos!). Exige “fé”. Que quer dizer “fé”? Fé e fidelidade são palavras em português que traduzem a mesma palavra grega, pistis. Fé popularmente nos fala, talvez, de algo interior, algo talvez místico. Mas, fidelidade esclarece mais, pois fala duma dimensão relacional, justamente algo que nos remete para as idéias do pacto, da aliança, do compromisso. Logo, não é tão distante da ação. Entretanto, envolve uma outra dimensão, a dimensão do vínculo, digamos, afetivo do relacionamento. Somos comprometidos não só a obedecer a Deus, mas com a própria pessoa de Deus. Esta distinção faz sentido para você? Poderá nos falar de outra?

Todo caso, precisamos tomar o cuidado de não deixar nosso precioso relcionamento com Deus se deteriorar em ação (obediência) sem paixão (fé). Não que eu queira reduzir fé à paixão mas ela inclui esta dimensão.

Oração

Deus Eterno, alvo do nosso amor, graças Te damos pela fidelidade de Cristo que nos revelou o caminho de fé nas nossas vidas. Desejamos ser fiéis. Desejamos agir com fé. Encha-nos do Teu Espírito para que possamos viver assim. Em nome de Jesus.  Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *