O que podemos dizer diante de tudo isto? Se Deus é por nós, quem poderá ser contra nós?…Quem poderá nos separar do amor de Cristo? …nem as coisas altas ou mais mais profundas, nada sequer na Criação poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor.. (tradução minha)

Reflexão

A passagem acima (por favor, leia-a completamente) conclui e encerra toda a primeira parte de Romanos, capítulos 1-8. Todos os comentaristas concordam. Mas pouco se repara que este parágrafo segui imediatamente a passagem que fala dos sofrimentos e do resgate da criação em Romanos 8.18-29. A afirmação que nada poderá nos separar do amor de Cristo se refere, portanto, não só à obra de Cristo a nosso favor, nós seres humanos como a coroa da criação (Hb 2.7; Sl 8.4-6), mas também se refere ao plano maior de Deus de resgatar a criação toda, também vítima, conforme o relato de Gênesis, da queda do homem e carente de redenção. A posição de 8.18-29 acerca da criação, logo antes da conclusão em 8.31-39 acerca da nossa inseparação do amor de Deus em Cristo, não á acidental. Como entender?…

O plano de Deus é maior do que podemos imaginar. Certamente maior do que nós mesmos, mesmo que, graças a Deus, nos inclua. Mas, Deus não é fortuito. Ele não criou a sua criação, inclusive nós, à toa. O universo não é caprichoso. Ele é repleto de propósito, e propósito divino. Um propósito que honra o Criador. Um propósito que retorna amor ao Criador. Um propósito que glorifica o Criador. Um propósito aos pés do Criador. Por isso, para o resgate do Universo, a retidão de Deus, isto é, a veracidade de Deus, isto é, a justiça de Deus há de invadir e tomar conta da Criação. Toda a história (as Escrituras ou a Lei) a respeito de Deus caminha nesta direção. Por exemplo, o Livro de Apocalipse termina com a estabelecimento dum Novo Céu e duma Nova Terra. A história da Bíblia é a história do resgate da Criação de Deus. Focaliza o resgate do ser humano, criado com a incumbência de ser jardineiro desta criação. Mas o resgate do jardineiro sem levar em conta o jardim não faz muito sentido e, de fato, seria incompleto. O “primeiro” Adão ocasionou a opressão e a entrada da injustiça e a morte no mundo (Rm 5.12-14): nos seres humanos e no meio ambiente. O “segundo” Adão ocasionou a libertação e a entrada da justiça e da vida (Rm 5.15-18).

O jardineiro com Cristo tudo pode para completar a sua tarefa. Porque com Cristo temos tudo que precisamos. A vitória está certa. Nada neste mundo ou além poderá impedir mais nem o nosso resgate e nem o implemento do nosso papel no resgate da criação. Não há impedimento ao cumprimento do propósito de Deus. Lá fora a situação pode não parecer boa. Mas nem isto é suficiente para nos desanimar, muito menos nos desincentivar. O percurso do plano de Deus está certo. Nossa inclusão já foi providenciada e nosso papel plenamente capacitado.

Oração

Nada, nada, nada, poderá nos separar do Teu amor, ó Pai. Nada poderá nos distanciar do amor de Cristo. Alelúia. Amém.

  1. espalhemos juntos tal verdade, que se por Adão entrou o pecado, por Cristo entrou a salvação a todos pecadores que crerem, dou graças por mim e por todos que já estão incluídos e tbem aos que ainda serão. Então com Jesus completemos a tarefa (carreira) mesmo com todas barreiras e provações.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *