E se somos seus filhos, também somos herdeiros. Isto mesmo! Herdeiros de Deus e herdeiros junto com Cristo! Isto significa que se sofremos junto com Cristo, pode ter certeza que junto com Cristo tomaremos parte da sua glória. (minha tradução)

Reflexão

Escrevo para Solange. E escrevo para todos nós. Romanos 8.16, o versículo da nossa reflexão da semana passada, termina com uma afirmação: “o Espírito Santo se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus”. O versículo 17, traduzido acima, estabelece as consequências disto. Consideremos: a nossa filiação, a nossa herança e as coisas “boas” e “ruins”que isto inclui, é intimamente vinculada à filiação e à herança de Cristo! Ou seja, se somos filhos de Deus (a prova é que clamamos, “Aba, Pai”, v.15), da mesma maneira que a glória de Cristo é segura, mesmo passando por sofrimento, nossa glória também é segura, mesmo passando por sofrimento!

Duas observações quanto a esta afirmação: Primeiro, no versículo 17, na língua original, há um substantivo e dois verbos que tem o prefixo “junto com”, Em grego, este prefixo é sun. Às vezes, traduzimos como “co-“. Somos “co-herdeiros”, nós “co-sofremos” com Cristo e nós “co-gloriamo-nos” com Cristo. Ou seja, da mesma maneira que acontece com ele, acontece conosco também. Segundo, minha professora de redação me ensinou que devemos  ser muito conservadores no uso dos pontos de exclamação. Doutra sorte, perdem a sua força. Mas como evitá-los diante destas afirmações de Paulo?

Agora, esta “glória” é somente futura? Para responder, temos que lembrar que a promessa da nossa glória é tão segura quanto à glória de Cristo. E a glória de Cristo é meramenta futura? Não. Já participamos nesta glória, como também já participamos no sofrimento de Cristo. Não significa que os nossos sofrimentos são  menos sofridos. Mas sabemos que o “saldo” da nossa herança sempre pesa para o lado glória. A glória sempre pesa mais (sabia que “glória” no hebraico significa “pesado”?).

Portanto, Solange, tu, como toda a turma da Rocha, és filha de Deus, amada por Deus, com uma herança e tanto! Pois carregas um “peso” muito pesado. Não um peso de fardo, mas um peso de tesouro de ouro, diamantes e mais. Por isso, brilhes, mesmo no sofrimento. Deus te guarde e Deus nos guarde.

Oração

Pai bondoso, ponha Tua mão sobre o ombro da Solange, e execute a Tua cura. Apresse o seu tratmento. Guie os Teus instrumentos humanos com precisão, carinho, e agilidade. Salve-nos em nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *