13 Porque, se vocês viverem de acordo com a natureza humana, vocês morrerão espiritualmente; mas, se pelo Espírito de Deus vocês matarem as suas ações pecaminosas, vocês viverão espiritualmente. 14 Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15 Porque o Espírito que vocês receberam de Deus não torna vocês escravos e não faz com que tenham medo. Pelo contrário, o Espírito torna vocês filhos de Deus; e pelo poder do Espírito dizemos com fervor a Deus: “Pai, meu Pai!” 16 O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.. (NTLH)

Reflexão

Adorei! Alguma coisinha na devocional da semana retrasada sobre Romanos 7.7-9 (Semana 23) não me parecia certa. Lembra, quando falamos que somos ou escravos do pecado ou escravos de Deus? Só que as Escrituras eram claras. Diziam exatamente isso e o raciocínio de Paulo não deixava dúvida. É isso mesmo: seres humanos são inevitavelmente escravos de algo, ou do seu Criador ou da rebelião contra o seu Criador. Não há neutralidade e não há meio termo.

Só que eu não lembrava que logo em seguida Paulo iria dizer o que ele disse na passagem acima: “porque o Espírito que vocês receberam de Deus não torna vocês escravos.”Então, qual é, seguidores de Jesus são ou não são escravos de Deus? Bem, se levarmos a sério a linguagem de Paulo nas duas passagens, a resposta só poderia ser “sim” para as duas perguntas. Por um lado, para não sermos escravos do pecado, nos tornamos escravos de Deus, porque submetemo-nos a Deus como Senhor. Por outro lado, ao nos tornamos escravos de Deus, como Paulo explica acima, “o Espírito de Deus se une com o nosso espírito”, e, unidos ao Espírito de Deus, isto transforma o nosso relacionamento em um de filiação, algo bem mais íntimo. O relacionamento de filho para pai ainda é um relacionamento de obediência, uma espécie de “escravidão”, mas não é um relacionamento de mera servidão. Ou seja, não nos submetemos a alguém que não se preocupa conosco e que não tem o nosso melhor interesse em mente. Submetemo-nos àquele que melhor define o conceito de pai: quem nos gera, quem nos nutre, quem acompanhe e direcione o nosso amadurecimento para que realizemos, ao máximo, os dons e talentos que ele nos deu para cumprir o nosso plano de vida como mordomos da criação de Deus.

Portanto, escravos de Deus, sim (capítulo 7), mas mais que isto, filhos e filhas queridos.

Oração

Como é bom, ó Pai, saber que Tu nos amas e que cuidas de nós. Feliz Dia dos Pais, Pai Eterno! Em nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *