Não sabem que, se vocês se dedicarem de corpo e alma a alguém, ou a algum princípio, para obedecer-lhe, estarão comprometidos com ele como escravos, quer seja este principio uma vida longe de Deus que só leva para a morte, quer seja uma vida de compromisso que leva para a justiça? …. mas tendo sido libertos deste afastamento de Deus, se tornaram escravos comprometidos em prol da justiça. (tradução minha)

Reflexão

Chato! Com 57 anos não tem jeito. Sou obrigado a tomar meus remediozinhos de artrite. Não tenho escolha. E não adianta chorar, afinal, existe alguém que não envelhece? Nisto, e em muitas outras coisas, não sou dono do meu próprio nariz. Preciso obedecer. Se não, as consequências certamente virão.

Talvez o maior de todos os enganos, e a raiz daquilo que chamamos de “pecado”, é este desejo pela independência, o querer fazer o que EU bem quero. Mas, quanto ao corpo, a biologia não mente, somos escravos da segunda lei da termodinâmica, a lei da entropia. Envelhecemos. E quanto ao espírito, Paulo fala o que a Bíblia inteira nos diz: não existe nenhum domínio de independência onde se pode dizer: “Não sou de nenhuma religião e de nenhum ‘deus’”. Quer dizer, pode dizer, e muitos até dizem. Apenas é uma “escolha” ilusória.

Mas pensemos…é tão ruim assim ser “escravo” de Deus, comprometido com a justiça? Dê uma pausa e pense bem. Existe coisa melhor que ficar lado a lado com Deus e lutar em prol da justiça e assim realizar o nosso pleno potencial, a razão da nossa existência? Como fazê-lo? Bem, a resposta é tão fácil quanto a descrição de Paulo, mesmo que precisemos ser lembrados mil e uma vezes por dia: ficar do lado certo. Ficar do lado certo. Literalmente ficar do lado mesmo das coisas certas, isto é, “se envolver nelas”. E o contrário? Quando a oportunidade se apresenta de se afastar de Deus, se mexa! Não fique deste lado.

Parece o bê-a-bá da vida com Deus, não é? É, mas somente assim estaremos do lado certo para lutar pelas coisas certas…em uma palavra: a justiça. A justiça pessoal, a justiça social, e a justiça ambiental…nem sempre nesta ordem.

Oração

Amado Deus, queremos ficar do Seu lado. Por isso Te rogamos, ‘livra-nos do mal’e ‘seja feita a Tua vontade, assim na nossa terra como no céu’. Muito obrigado pela voz do Teu Espírito e pelo exemplo de Jesus que nos despertam quando a morte nos cerca. Escolhemos a justiça, não a morte. Ficamos do Teu lado, em nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *