Assim também vocês devem se considerar mortos para o pecado; mas vivendo para Deus em Cristo Jesus. (tradução minha)

Reflexão

Nunca me esqueço do Carrie. Éramos 20 jovens universitários trabalhando na praia da Carolina do Sul, com ministério entre jovens e turistas, há “alguns” anos atrás. Saíamos à noite para dar testemunho na rua e realizávamos encontros na igreja. De dia a gente trabalhava em diversos empregos para nos sustentar. Eu era salva-vidas. Outros arrumavam um emprego qualquer. De cabelão, recém convertido do movimento hippie, Carrie andava de bicicleta até um parque de diversões, sentava-se num banco e conversava com quem se interessava. Sempre trazia pessoas para casa para a gente orar e guiá-las nos primeiros passos da fé.

Um dia Carrie me contou que, andando de bicicleta até o parque, ele se sentia como um E.T. dentro duma bolha, respirando um outro ar. Foi aí que ele encontrou o versículo acima e a ficha caiu… Era para se sentir assim mesmo, morto para os valores dum mundo sem Cristo, e vivendo outra realidade.

Anos e 4 diplomas de estudo superior depois ainda me lembro do Carrie quando leio este versículo. Sim, Cristo conquistou infinitamente mais pela sua ressurreição (graça e vida) que Adão conquistou pelo seu pecado (morte para o mundo). Esta foi a mensagem de Romanos 5. Cabe-NOS reconhecer, viver, nos avaliar como mortos para os princípios anteriores que vivíamos, e viver como gente que somos, ressurretos, depósitos e distribuidores de graça. Enfim, viver para Deus e não para nós mesmos.

Este é o plano não mais secreto de transformar e resgatar o nosso mundo.

Nota: a palavra que traduzimos como “considerar-se”, logízomai, na passagem que Paulo cita (Isaías 53.12) significa “contabilizar, somar”. Vem do mundo do comércio, no sentido de “registrar no livro de contabilidade” e, na nossa passagem, transmite a idéia de “reconhecer”, “avaliar”, “considerar”, “acreditar”.

Oração

Tua graça, ó Pai, é imensa. Graças te damos por ter buscado gente como a gente. Encha-nos do Teu Espírito para que possamos brilhar com a tua luz. Em nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *