(v.12) Portanto, do mesmo jeito que um ser humano (=Adão) estabeleceu uma enorme falha no eco-sistema (literalmente: cosmos) que levou à morte, e esta morte atingiu todos os seres humanos que continuaram a falhar…. (v.15) porque se muitos morreram pela falha de um, quanto mais a graça de Deus transbordou para muitos pelo único ser humano Jesus Cristo. (tradução minha)

Reflexão

Quando se lê Romanos 5.15 quase sempre vai se pensar na graça superabundante de Cristo para todos nós seres humanos. Só que a nossa salvação é apenas parte da “obra de conserto” de Deus. Ele quer redimir a criação toda. E isso só se torna evidente na passagem acima, quando notamos que o versículo 15 completa a comparação que se iniciou no versículo 12, uma passagem que fala sobre o estrago do “eco-sistema” todo (no original, cosmos). Ou seja, a graça de Deus manifestada pelo sacrifício de Cristo superenriquece não apenas nós humanos mas é uma resposta para o problema todo, um sistema socio-ecológico.

A “enorme falha” tradicionalmente é traduzida como “pecado”. A idéia é de “errar o alvo” e a gente normalmente entende isso em termos morais e pessoais. Só que este último talvez não seja a melhor maneira de imaginar o cosmos sendo atingido pelo pecado. Errar o alvo, neste sentido, teria a ver com o ser humanos não cumprir o seu mandato de cuidar da criação. Então, onde está a lição? Simplesmente aqui…

A graça de Deus “transbordou” no cosmos, no eco-sistema, inclusive entre nós, isto é, superenriqueceu o universo. Não parece? É, de fato, às vezes não parece, mas foi. Por isso, podemos confiar que as boas novas para pessoas são boas novas também para a criação toda. E a tarefa restabelecida de sermos bons mordomos será, de fato, bem-sucedida. Acreditas? Haverá mesmo novo céu e nova terra e isso por meio de graça? E o nosso papel enquanto isso? Evangelizemos. Ecologizemos. Ajamos com sal e luz para as pessoas e para o cosmos.

Oração

Amado Pai. Ajude-nos a cumprir o nosso papel e a não diminui-lo a algo menor do que o que o Senhor estabeleceu. Em nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *