Pois que diz a Escritura? que Abraão teve fé em Deus e assim foi considerado como uma pessoa justa. (tradução minha)

Reflexão

Não sei o que você pensa da idéia que a tradução acima transmite. Neste caso, não é uma tradução ao pé da letra, mas acredito que capta seu significado fundamental. Onde começa a justiça socio-ambiental? Começa em nós e começa por Deus. Começa em nós quando adotamos a postura duma vida pela fé, uma vida de confiança em Deus, uma vida de fidelidade a Deus. Começa por Deus porque somente ele pode nos transformar de pessoas essencialmente falhas em quase tudo em pessoas “justas”, pessoas exemplares de justiça! Não acha incrível isso? A nossa parte? Crer, confiar, ser fiel, ter fé. São todos sinônimos da palavra pisteú?. Esta é uma palavra para estudar e cujos significados seria bom sugar. Ter fé. Viver pela fé. Confiar em Deus.

E veja só. Este discurso sobre a fé que Paulo está iniciando, usando o exemplo de Abraão, é o seu resumo e estudo de caso de tudo que falou nos primeiros três capítulos. Portanto, prestemos atenção! Por mais que queiramos uma vida ordenada, ditada, mapeada junto com um manual do que devemos e não devemos fazer, Deus não nos chama para viver simplesmente conforme algum código, mesmo o código que Ele próprio deu (a Lei). Não. Ele é pessoa. E como pessoa, quer se relacionar conosco. E relacionar-se inevitavelmente implica em surpresas. E necessariamente exige confiança, uns nos outros. Quando este “outro” é Deus, esta confiança se chama “fé”. Desde o início até o fim (Rm 1.17).

Promovamos a justiça socio-ambiental…com certeza! Como? Promovendo a vida pela fé.

Oração

Adoramos-te, ó Pai, pela oferta magnífica de vida contigo. Maravilhoso! Confiamos em Ti. Temos fé. Viveremos por Ti. Encha-nos do Teu Espírito para possibilitar isso. Em nome de Jesus.  Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *