Esgotamos[i], pois, a Lei pela fé? De jeito maneira! Muito pelo contrário, fortalecemos[ii] a Lei. (tradução minha)

Reflexão

Gosto muito da Nova Tradução na Linguagem de Hoje, e também da Nova Versão Internacional. Mas não para Romanos. Tanto a linguagem técnica quanto as sutilezas dos argumentos de Paulo praticamente exigem uma tradução mais “literal”. Assim procurei fazer no versículo que conclui o capítulo 3. As nuanças dos dois prinicpais verbos do versículo nas notas abaixo talvez ajudem mais ainda a entender o que Paulo está dizendo. Ajuda também lembrar do versículo 22 que comentamos na semana passada: “a fé de Jesus (manifesta) a justiça de Deus”. E olhando um pouquinho para frente, em Romanos 10.4, “pois Cristo é o fim da Lei…”. Deu para entender? A fé (primeiro de Jesus que manifesta a justiça de Deus e, em segundo lugar, a nossa fé que a fé de Jesus possibilita) não esgota a Lei porque é para ela (a fé de Jesus e a nossa fé) que a Lei (as Escrituras) aponta. Deste jeito, as Escrituras encontram o seu cumprimento em Jesus e consequentemente na salvação de todas as etnias, judias ou não.

Mas o que não significa? Não significa que a vida cristã é feita um pouco de fé (acreditamos certas coisas) e um pouco de Lei (obedecer a ordem do Antigo Testamento). Certamente Paulo, depois de tudo que falou até aqui a respeito da circuncisão, não está dizendo isso. Entretanto é assim que a maioria dos cristãos vivem e muitos líderes cristãos pregam. Não entenderam a mensagem.

O que tem a ver com o compromisso socio-ambiental? Tem a ver com método e procedimento. Arriscando ser simples demais….as coisas realmente mudam pelo código da Lei ou por transformações afetivas e interiores?

Oração

Precioso Jesus. Inunde-nos da tua graça. Amém.


[i] (1) Inutilizar, gastar, esgotar, nulificar; (2) livrar-se de: (3) abolir, destruir, cessar

[ii] (1) colocar em primeiro lugar, estabelecer, confirmer, colocar em pé; (2) aparecer, ficar em pé, ficar firme, atentar-se

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *