De modo nenhum! Que Deus continue a ser verdadeiro, mesmo que todas as pessoas sejam mentirosas. Como dizem as Escrituras Sagradas a respeito dele: “Que fique provado que tu tens razão quando falas e que sejas vencedor quando fores julgado.” (NTLH)

Reflexão

Não acha este versículo estranho? É quase impossível explicá-lo, sem colocá-lo dentro do seu contexto. Também é crucial que reparemos que Paulo está usando um jeito de desenvolver o seu pensamento bem específico da sua época. Chama-se retórica. Uma vez que entendemos como funciona este jeito antigo de escrever, a retórica, as idéias de Paulo fazem mais sentido.

Outra coisa: Paulo fala dum grande problema desde o início do capítulo 2 até o capítulo 3, versículo 20. E o problema é a propensão que cada um de nós tem de fazer o mal e o consequente julgamento de Deus que segue esta situação de maldade. Mas, é importante também reparar que a partir de 3.21 até o final do capítulo 11, Paulo vai falar da grande solução. Um capítulo e meio para tratar do problema e oito capítulos e meio para tratar da solução! Será que aqui temos um bom modelo para a educação ambiental? Primeiro, e primeiro mesmo, o problema. O problema dum jeito claro e convincente. Sem dúvida, este é o primeiro passo. Mas o segundo passo ocupa mais a nossa atença ainda: a solução. A solução exposta, explicitada, elaborada e estendida até as suas consequências mais abrangentes.

Ah é, mais uma coisa! Tudo isso usando a linguagem que se entenda. No caso de Paulo escrevendo para os romanos, era a linguagem da retórica. No nosso caso, é a linguagem da ciência e da sensibilização. Pelo menos, quando se trata da educação ambiental. Mas, poderíamos aplicar os mesmos princípios (primeiro problema, depois e mais extensivamente a solução, e tudo isso dentro da linguagem que se entende) a outras aplicações, como a evangelização de todos os povos… o assunto mais imediato de Paulo em Romanos.

Oração

Maravilhoso Deus. Conceda-nos palavras apropriadas que fluam com facilidade das nossas bocas para falar convincentemente do seu plano de redenção para o mundo todo, tudo que o Senhor criou. Em nome de Jesus. Amém.