Pois ele [Deus] trata a todos com igualdade. (NTLH)
Porque para com Deus não há acepção de pessoas. (RA)

Reflexão

Esta frase é citada quase sempre para dizer que Deus aceita todas as pessoas igualmente. Entretanto, no contexto de Romanos, a frase diz exatamente o contrário: Deus julga todos igualmente (leia antes e depois do versículo 11). Tudo bem que em outros lugares a mesma frase pode ter uma conotação positiva (ex. Tiago), mas não aqui. E quem gosta, afinal, de falar sobre o julgamento de Deus? Muito mais preferimos falar da sua graça e do seu amor. Entretanto, a graça existe justamente por causa do julgamento, especificamente para escapar das consequências do julgamento.

E lembram-se que a redenção humana é conectada à redenção da criação (Romanos 8)? Pois bem, também é o caso do julgamento. Eis a preocupação cristã com o meio ambiente. Pois, tendemos a enxergar mais o perigo iminente do julgamento da criação por causa da perversidade humana do que da sua redenção por causa da conversão humana.

Se for ler o resto do capítulo 2, verá que o importante é o coração humano, pois se fosse pela “lei” ninguém realmente pratica a fio aquilo que prega. Por isso, precisamos não somente boas intenções e nem mesmo apenas boas orientações, mas precisamos de novos corações transformado pelo Espírito.

De alguma forma, este mesmo princípio deverá reger as ações daqueles que são chamados como agentes de transformação da criação toda. Como traduzir este “princípio” em orientação mestra para a Rocha?

Oração

Pai. Dá-nos olhos para ver, coração para sentir, e bons sentidos para sentir o toque do Teu Espírito e transforme-nos, Senhor, para que sejamos instrumentos da Tua transformação nesta terra. Em nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *