Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos,  e a sua mente vazia está coberta de escuridão…

Eles sabem que o mandamento de Deus diz que aqueles que fazem essas coisas merecem a morte. Mas mesmo assim continuam a fazê-las e, pior ainda, aprovam os que fazem as mesmas coisas que eles fazem. (NTLH)

Reflexão

Estes dois versos enquadram uma longa descrição da depravação humana. E é importante dizer que é a condição de todos nós sem Deus. É relatório sóbrio, que nos obriga, Deus queira (!), a ter bastante humildade quanto às mudanças socio-ambientais que tanto desejamos incentivar. Caros colegas, precisamos de muita humildade muita perseverança. Celebramos com muitíssima alegria “pequenas” vitórias e jamais nos desanimamos quando não encontramos “grandes” conquistas.

Outra grande lição destes versos é a ênfase na condição humana. Não faz muito tempo—e os brasileiros contribuíram muito para esta nova perspectiva—que paramos de falar exclusivamente de problemas “ambientais” e começamos a falar dos desafios “socio-ambientais”. A reflexão de Paulo nos obriga a dar muita atenção à parte “socio”. Por isso, enquanto a abrangência do projeto de Deus de estabelecer a sua justiça é nada menos que a criaçõ toda (Romanos 8), não é à toa, que Paulo concentra a sua atenção à condição humana. Afinal, se fomos criados como mordomos e jardineiros sobre a criação toda, somos os grande responsáveis.

Quer dizer que precisamos continuar a buscar meios de levar o povo de Deus a ver o seu papel como catalisadores duma nova sociedade, duma vida alternativa, dum compromisso radical. Utopia? Sem dúvida. Mas prefiramos a nomenclatura: “reino de Deus”… ou que tal, “novos ceús e nova terra”?

Oração

Pela tua graça, somente pela tua graça, ó Pai, somo povo teu. Enche-nos do Teu Espírito e concede-nos sabedoria para seguir a Jesus e assim liderar num mundo perdido. Em nome de Jesus. Amém.

*Poderá imprimir esta reflexão clicando no botão abaixo e procurando “Printfriendly” no final da lista.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *