…visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé. (RA)

Reflexão

Normalmente eu prefiro uma tradução mais contemporânea, principalmente porque o texto original do Novo Testameto foi escrito usando uma versão popular de grego, mais ou menos a linguagem da rua, não uma linguagem formal, muito menos uma linguagem “religiosa”. Entretanto, às vezes, uma tradução contemporânea, na tentativa de usar palavras mais “fáceis”, acaba passando por cima dum termo mais técnico. É o caso do termo, dikaiosún?, que seria melhor traduzir como “justiça” ou “retidão”.

O evangelho revela a justiça de Deus, isto é, um Deus justo ou certo. Mas justiça em relação ao quê. Normalmente pensamos, e acredito que nesta passagem Paulo também pensa, em relação ao ser humano, mais especificamente a todas as raças (por isso Paulo disse “gregos e bárbaros” no v. 14 e “judeus e gentios” no v. 16). Entretanto, o contexo da justiça de Deus revelada “no evangelho”, isto é, revelada na ressurreição de Jesus (Rm 1.3-5), é a sua intenção de “endireitar” (fazer justo) toda a sua criação, o que logicamente inclui a humanidade. Este é o contexto maior desta idéia na Bíblia em geral e é o contexto maior até de Romanos (veja capítulo 8).

Tudo bem, mas da nossa parte, como vivenciamos esta manifestação da justiça de Deus? Paulo cita a situação antiga de Israel prestes a ser levado para o exílio quando Deus falou efetivamente por meio do seu profeta Habacuque: “paciência, muita paciência”, ou se preferir, “o justo (quem experimenta a justiça ou o endireitamento de Deus) viverá por fé.” Por que? Porque o endireitamento por Deus da sua criação se revela pouco a pouco, ou se preferir, “de fé em fé”. Logo, o ministério cristão da defesa e da boa mordomia da criação é ministério de muita paciência e de longo prazo, mesmo diante da urgência da questão. O que você pensa?

Oração

Pai, dê-nos paciência. Dê-nos fé para continuar a lavrar o solo e cuidar do jardim. Amém.

Clique na imagem para baixar uma cópia para imprimir

  1. Persistir a despeito das circunstâncias é algo que só faço quando estou certa de que estou de maos dadas com o Pai
    Pensei em Copenhague e na mobilização ds todos nós preocupados com um acordo prático que não saiu
    Que Deus nos anime para insistirmos em oração olhando com fé para um futuro que pode nos parecer impossivel nesse momento

  2. Prezado Tim,
    consegui ler com calma o devocional de hoje. Achei muito surpreendente sua expressão “o que logicamente inclui a humanidade”, porque parece que sua pressuposição é que o usual é que não se pense a partir da humanidade. Minha percepção é que a cultura cristã, pelo menos no Brasil, de onde posso falar com algum conhecimento, é muito antropocêntrica. O pressuposto é que tudo se refere á humanidade e, frente a essa situação, o usual seria ressaltar “o que logicamente inclui toda forma de existência, orgânica e não-orgânica”. Incluir em nossa cosmovisão a instância simbólica da vida, ou “o mundo e sua plenitude” ainda vai levar alguns séculos de civilização (se não fritarmos o planeta até lá…).
    Um bom dia para todos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *