Sou devedor tanto a gregos como a, tanto a sábios como a ignorantes. Por isso estou disposto a pregar o evangelho também a vocês que estão em Roma. (NVI)

Reflexão

Se Deus, de fato, é único—não há outro concorrente—e é seu propósito “justiça-ficar” a sua criação aleijada pela injustiça, e se hoje é possível (!) porque Jesus, o Justo, viveu uma vida justa até mesmo a mais cruel morte na cruz, e se estas são as boas notícias (= evangelho) que transforma o mundo, começando com gente e chegando a toda a criação, não poderá ser de outro jeito…somos, como Paulo, devedores a todo tipo de gente. Na linguagem dos romanos, Paulo distingue estes mordomos em potencial entre ”gregos, sábios e ignorantes” (no versículo 16 vai usar a linguagem dos judeus = “judeus e gregos”). Não importa a distinção que se usa. Sua conclusão é a mesma. Somos devedores a todo tipo de gente. Como devedores? Recebemos algo preciossímo que precisa ser repassado, passado para frente…o evangelho.

Isto é nosso privilégio? Sim. É nossa responsabilidade? Sim. Mas aqui, a nomenclatura é mais forte ainda. Somos devedores. E devedores não descansam em paz enquanto não quitam a sua dívida. A dívida incomoda, enquanto não se paga. O dia inteiro se pensa na dívida. Tudo bem, sei que isto parece um pouco mórbido, que a gente deveria testemunhar pelo amor, devoção, gratidão, etc. E tudo isto é verdade. Mas também é verdade que somos devedores.

A quem? Os inteligentes, os formadores de opinião, os poderosos, a liderança? Sim, sem dúvida. Mas também aos mais simples (claro, pelo nosso padrão, não pelo padrão de Deus).

Como isto impacta a estratégia da Rocha Brasil? O que você acha?

Oração

Quão grande tarefa, Pai! Quão grande responsabilidade! Nem um pingo menor que a multiforme beleza da sua criação. Mas nossa gratidão é maior ainda…e nosso amor por Ti. Perdoe-nos quando assumimos a tarefa com leveza. Incomoda-nos. Inquieta-nos. Quebranta-nos. Em nome do Justo, Jesus. Amém

Clique na imagem para baixar uma cópia para imprimir

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *