Gosto muito de provérbios. Na viagem de volta da Missão Caiuá aprendi dois provérbios novos. O Presbítero Isaías me ensinou o primeiro: “o tiro saiu pela culatra”. E chegando em Florianópolis, a Cinira me deu o segundo, “parece uma curva de rio”. Salomão escreveu 3.000 provérbios (1Reis 4.32). Os provérbios populares descrevem de modo bem gráfico e caricaturado acontecimentos comuns do cotidiano. O Livro de Provérbios está repleto de toda sorte de sabedoria. Veja, como exemplo, as dez joias seguintes e tente anotar outras na sua Bíblia:

  1. A Fofoca: “o difamador separa os maiores amigos” (Proverbios 16.28)
  2. A Correção: “Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido”(Provérbios 12.1)
  3. A Sabedoria: O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência. (Provérbios 9.10)
  4. A Raiva: “O insensato expande toda a sua ira, mas o sábio afinal lha reprime” (Provérbios 29.11)
  5. O Adultério: “O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa”(Provérbios 6.32)
  6. Aprender das formigas: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento” (Provérbios 6.6-8)
  7. Uma palavra bondosa: “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra” (Provérbios 12.25)
  8. A Oração: “O SENHOR está longe dos perversos, mas atende à oração dos justos” (Provérbios 15.29)
  9. Seis-não, sete coisas: “Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos” (Provérbios 6.16-19)
  10. Não Falar: “O que despreza o próximo é falto de senso, mas o homem prudente, este se cala” (Provérbios 11.12)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>