“O bom desempenho de líderes dentro de uma empresa tem relação direta com questões emocionais, como a capacidade de colaborar, de comunicar e de trabalhar em equipe. As mulheres foram consideradas significativamente mais eficazes do que os homens quando estão em uma posição de liderança. Foram melhor avaliadas do que eles em todos os níveis hierárquicos.”
Jack Zenger, psicólogo e consultor norte-americano – Folha de S.Paulo, 17/06/2012

“Hoje, as lideres já são mais femininas, gerenciam de forma mais delicada, mas ainda têm de estabelecer um limite nas relações, porque a cumplicidade e as conversas entre os homens são outras.”
Isabel Moisés, 45, vice-presidente de RH da Heineken Brasil – Folha de S.Paulo, 17/06/2012

“Para os pesquisadores, nossa desonestidade é o resultado de uma contínua negociação entre dois elementos. De um lado, gostamos de obter vantagens (para nós, nossos próximos e, surpreendentemente, também para desconhecidos). De outro, precisamos manter para nós mesmos a imagem de que somos razoavelmente honestos, como convém a toda pessoa digna. O cérebro resolve essa contradição de uma maneira quase infantil: roubamos só um pouquinho. Na média, as pessoas se sentem confortáveis trapaceando em algo entre 10% e 15%.”
Hélio Schwartsman – Folha de S.Paulo, 17/06/2012

“Do lado dos sociólogos, para falar agora das coisas do sagrado, é necessário passar pela economia da coisa, mergulhada com certeza na cultura capitalista de uma sociedade irremediavelmente secularizada. Uma sociedade que não precisa mais de Deus para se legitimar, se manter coesa, se governar e dar sentido à vida social, mas que, no âmbito dos indivíduos, consome e paga bem pelos serviços prestados em nome dele. De modo tão descarado que o princípio de fidelidade dos homens, isto é, dos fiéis para com Deus, que sustentou a civilização judaico-cristã, e também a islâmica, desde as origens, agora tem sua direção invertida por essa nova cristandade que proclama que Deus é fiel, o fiel é Deus. Investimento seguro, vale dizer.”
Antônio Flávio Pierucci – Folha de S.Paulo, 17/06/2012

“Vimos muito mais avanços tecnológicos nos últimos 50 anos do que em qualquer outro momento da história. Mas a pegada ecológica triplicou nesse mesmo período. A tecnologia por enquanto não nos tornou mais eficientes. Quando temos mais tecnologia, a usamos para consumir mais.”
William Rees, Revista Época – 18/06/2012

“O Brasil é visto como o país com maior biodiversidade do laneta, e isso merece enorme carinho, respeito e admiração. A Bacia Amazônia é fundamental para o conjunto da sobrevivência da Terra. Mas aí, apesar de o Brasil ter acolhido a Rio 92 e agora a Rio+20, considerar que o Brasil já lidera em termos de meio ambiente, vai uma distância que o Brasil tem de ocupar. Mas ainda não ocupou.”
Carlos Lopes, 52, secretário executivo da Comissão Econômica da África, Revista Época – 18/06/2012

“A escola é o primeiro espaço público que os mais novos frequentam. E uma de suas funções é exatamente essa: a de apresentar a eles o mundo público. Privar as crianças de uma experiência tão rica em nome de quê? Fazer parte de uma família é importante, mas tem lá seus ônus. E um deles é toda a expectativa que, inevitavelmente, os pais colocam sobre os filhos. Querem que eles sejam assim, assado, façam isto e aquilo; não querem de modo algum que tenham este ou aquele comportamento etc. E todos esses anseios legítimos que os pais têm caem sobre as crianças como um peso. É na escola, longe dos pais, que muitas crianças podem se sentir mais à vontade para experimentar vários jeitos de ser e de estar neste mundo. Toda essa experimentação é uma base importante para sua formação.”
Rosely Sayão – Folha de S.Paulo, 19/06/2012

“Ficou para 2014 a definição das fontes de financiamento de programas e políticas de desenvolvimento sustentável da chamada economia verde. […] Quando não se sabe nem se quer resolver um problema, monta-se um grupo de trabalho. […] Com essas potencialidades e a abdicação de liderar um processo de maneira mais arrojada, o Brasil volta à sua vocação histórica há vários séculos. Somos novamente o país do futuro. O título do documento ajuda. É ‘O futuro que queremos’. Poderia ser, como na anedota ouvida no Riocentro, ‘O passado que sempre tivemos’.”
Fernando Rodrigues – Folha de S.Paulo, 20/06/2012

“O Brasil foi o país com o maior aumento percentual do número de milionários no ano passado em relação a 2011, de acordo com estudo da consultoria Capgemini e do RBC Wealth Management. A pesquisa lista os 12 países líderes em número de pessoas com patrimônio mínimo de US$ 1 milhão (R$ 2 milhões). O total de milionários no país aumentou 6,2% no período: foi de 155,4 mil para 165 mil.”
Folha de S.Paulo, 20/06/2012

“Eu acho que prestar atenção a tudo o que se diz nas mídias sociais é um erro. Oitenta por cento do que se diz somente revela as nossas piores neuroses. Não leva a nada, é inútil e não merece receber a mesma importância de um artigo escrito com cuidado.”
Alain de Botton – O Estado de S.Paulo, 22/06/2012